25 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

Lula se encontra com Tebet a fim de definir ministério para a senadora

A senadora Simone Tebet (MDB) reúne-se com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira, em Brasília. A ex-candidata à Presidência da República deve se encontrar com o petista no hotel em que ele está hospedado, ainda pela manhã. A expectativa é de que Tebet e Lula cheguem a um consenso sobre qual ministério a senadora vai comandar no futuro governo. Importante aliada de Lula no segundo turno das eleições, a emedebista ficou fora da lista de nomes dos ministros anunciados pelo presidente eleito nessa quinta-feira. Conforme apurou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Lula esteve com dirigentes do MDB, como o presidente da sigla, Baleia Rossi, na quinta-feira. A pauta da reunião foi sobre o futuro de Tebet.

MAIS MINISTÉRIOS

foto colorida de Lula e novos ministros

Pressionado pelo desafio de construir uma base aliada no Congresso no seu terceiro mandato, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está encontrando mais dificuldades para montar sua equipe ministerial do que nas suas eleições anteriores. Mesmo prevendo para 2023 mais ministérios do que teve em seus dois primeiros mandatos, o petista ainda não conseguiu acomodar todos os aliados e só deve completar a escalação de seu time após o Natal, a menos de uma semana do início do governo. A montagem da equipe ministerial começou a ser destravada nesta semana, após o futuro governo ter conseguido a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição no Congresso, garantindo espaço extra no teto de gastos de R$ 145 bilhões no próximo ano.

ATIRADOR EM PARIS

Um tiroteio foi registrado em um bairro central de Paris, na França, nesta sexta-feira. Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas. O alvo do ataque foi o Centro Cultural Curdo Ahmet-Kaya, na Rue d’Enghien, que foi isolada. A polícia prendeu um homem de 69 anos, suspeito de ser o autor dos ataques. Ele também está ferido, principalmente no rosto, segundo o jornal francês Le Monde. A terceira morte foi confirmada por volta das 14 horas no horário de Paris. Segundo a promotora Laure Beccuau, um dos feridos está em “emergência absoluta” e os outros dois em “emergência relativa”.

EX DIRETOR DA PRF

Exonerado, diretor da PRF quis deixar o cargo para se aposentar e evitar  represálias do próximo governo | Política | O Globo

O agora ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, investigado por apoiar bloqueios em rodovias que contestavam o resultado das eleições presidenciais, recebeu aposentadoria voluntária da corporação aos 47 anos, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira. A aposentadoria de Silvinei se deu por: “a) após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem;”. Ele entrou na corporação aos 20 anos, em 1995; portanto, tem 27 anos de contribuição à Previdência.

CRACOLÂNDIA

O fim da Cracolândia, promessa de campanha do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), não será colocado em prática apenas com o reforço policial. Segundo o próprio Tarcísio, o projeto demanda um trabalho em conjunto de diversas secretarias de governo com a Prefeitura de São Paulo. “A questão da Cracolândia envolve a atuação de várias secretarias coordenadas. Não é uma questão de polícia, não é uma questão só de saúde pública, não é uma questão de assistência social ou de habitação. É de todas elas”, declarou o futuro governador. A Cracolândia, onde ocorre a maior quantidade de venda e consumo de drogas a céu aberto de São Paulo, é uma questão enfrentada há 30 anos pelos governadores paulistas e prefeitos da capital do estado.

MÁGOA COM FORÇAS ARMADAS

Bolsonaro tem recaída na tristeza com saída do Planalto, dizem aliados -  Politica - Estado de Minas

Jair Bolsonaro está magoado com as Forças Armadas. O presidente esperava que os militares embarcassem, junto com seus aliados, em um golpe de Estado. O general Walter Braga Netto, que foi vice de Bolsonaro, é com quem o presidente derrotado está mais chateado. Braga Netto prometeu, ao longo dos dois últimos meses, que conseguiria convencer a cúpula das Forças Armadas a invocar o artigo 142. Tal qual aliados de Bolsonaro fizeram com os manifestantes que estão até hoje acampados na frente do QG, Braga Netto vinha prometendo a Bolsonaro prazos e datas em que as Forças Armadas agiriam. E, como visto, os militares não embarcaram.

GREVE EM AEROPORTOS

A greve nos aeroportos do país chega ao quinto dia nesta sexta-feira. Pilotos, copilotos e comissários de bordo recusaram, em votação eletrônica, a proposta de reajuste salarial que previa aumento real de 1%, considerando a inflação. Com a recusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Henrique Hacklaender, convocou a categoria para fazer nova paralisação, das 6h às 8h, nesta sexta. Essas paralisações ocorrem desde segunda-feira. O movimento ocorre nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas), Galeão (Rio de Janeiro), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Salgado Filho (Porto Alegre), Confins (Belo Horizonte), Brasília e Fortaleza.

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS