30 C
Cuiabá
sábado, maio 4, 2024
spot_img

Lula na COP27: “Vamos pegar o país pior do que nós pegamos em 2003”

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta quinta-feira, que herdará um país pior do que pegou em 2003, em seu primeiro mandato como chefe do Executivo brasileiro. “Nós temos uma tarefa muito delicada. Vamos pegar o país pior do que nós pegamos em 2003. Vamos pegar o país com uma coisa mais grave: a tentativa do desmonte e do descrédito das instituições”, disse, em evento com a sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El-Sheikh, no Egito. Lula ainda criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL), ao declarar que, em quatro anos, o presidente “derrotado” não fez encontros com a sociedade civil, mas ofendeu mulheres, periferias, negros, quilombolas e pessoas com deficiência. “Ele tentou fazer o que pôde para ofender e tentar desmoralizar”, avaliou o petista.

GOVERNO DE SÃO PAULO

Kassab acerta apoio do PSD a Lula e quer dois ministérios - Congresso em  Foco

Fiador da campanha do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) deve ocupar uma secretaria estratégica no próximo governo e indicar um fiel aliado para comandar uma das pastas mais cobiçadas da administração paulista. Fontes próximas a Kassab disseram ao Metrópoles que o ex-ministro repensou sua atuação política desde o segundo turno da eleição e optou por assumir um cargo no primeiro escalão do governo Tarcísio em vez de negociar um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

INDICADOS PARA A TRANSIÇÃO

A 45 dias da posse, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não anunciou o nome de futuros ocupantes de ministérios. Como uma sinalização dos possíveis ministeriáveis, o Gabinete de Transição, no entanto, já tem 285 indicados. A equipe é composta de especialistas que discutirão as atuais políticas e possíveis mudanças nos setores designados. Até o momento, há voluntários, indicados e apontados no Diário Oficial da União para integrar as 31 equipes. Nomes como o da senadora Simone Tebet e do ex-ministro da Educação Fernando Haddad são ventilados para mais de uma pasta. Enquanto isso, não há qualquer sinalização sobre quem vai assumir determinados ministérios.

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA

Parque econlógico Terra Viva

O turismo foi um dos setores mais atingidos durante a pandemia. Mas, aos poucos, está encontrando a rota do crescimento. Prova disso é que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do primeiro trimestre deste ano, houve a expansão de mais de 42% das atividades turísticas em comparação ao mesmo período de 2021. Atento a esse cenário, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae no DF) segue incentivando o segmento. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, a entidade prioriza o turismo, que é um setor de cadeia produtiva bem ampla, sendo transversal, com diversas áreas. Entre elas, estão alimentação, artesanato, hospedagem e locomoção.

PRESIDENTE RECLUSO

Caso não realize a antes tradicional live nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) baterá um recorde. Este é o maior período que o chefe do Executivo federal passa sem fazer as transmissões que se popularizaram durante o mandato. Já se passaram três semanas desde a última live feita por Bolsonaro, em 27 de outubro, às vésperas do segundo turno. Desde a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente não voltou a realizar transmissões em suas páginas e fez apenas um pronunciamento em 1º de novembro, dois dias após o pleito, em que não reconheceu o resultado das urnas.

TAXA DE DESEMPREGO

Menos FGTS e multa de rescisão: governo estuda novo contrato de trabalho  para jovens e desempregados há mais de 2 anos - BBC News Brasil

A taxa de desocupação no terceiro trimestre ficou estável. O índice nacional recuou de 9,3% para 8,7% no período, porém 21 unidades federativas permaneceram estáveis aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira. Na comparação interanual com o mesmo trimestre do ano anterior, houve queda significativa da taxa de desocupação. “No segundo trimestre, a taxa de ocupação havia caído 1,8 ponto percentual, com disseminação da queda por 22 unidades da federação. Já no terceiro trimestre, a queda foi menos intensa, de 0,6 ponto percentual e isso repercutiu nos resultados locais, por estado”, explica Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.

LIMITE DA MEI

Aprovado no Senado e prestes a ser pautado na Câmara dos Deputados, o projeto que aumenta o limite de faturamento para que o microempreendedor individual (MEI) e pequenas empresas se enquadrem no Simples Nacional é mais uma ameaça às contas públicas que não deve ser minimizada. A avaliação é de especialistas ouvidos pelo Metrópoles, que entendem que o tema pode se transformar em uma “pauta-bomba” para o futuro governo. O Simples Nacional é um regime de tributação simplificado e exclusivo para micro e pequenas empresas, que reúne vários impostos em um único tributo.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS