35 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img

Lula anuncia primeiros ministros nesta sexta

Os brasileiros vão conhecer, mais ou menos na mesma hora desta sexta, duas escalações que geram muita expectativa: a do técnico Tite para a Seleção enfrentar a Croácia e a do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Esplanada dos Ministérios a partir do ano que vem. Assim como Tite gosta de fazer, Lula escondeu o jogo e queria começar a anunciar seu time só a partir da semana que vem, depois de ser diplomado como presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, uma série de pressões e a necessidade de acelerar a articulação política fizeram o petista mudar de ideia.

MILITARES E EMBAIXADORES
Imagem colorida mostra cercado por ministros e aliados, Jair Bolsonaro caminha de perfil para fazer o pronunciamento aos brasileiros após derrota nas eleições, no Palácio do Planalto - Metrópoles

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira vem recheado de mudanças em cargos nas áreas militares e de relações internacionais. O presidente Jair Bolsonaro (PL) assina a integração de 14 militares em novas funções, assim como a nomeação de 13 funcionários do Itamaraty para embaixadas e escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso dos militares, são vice-almirantes, brigadeiros e um general. A última situação é do general de brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, que desde o dia 1º de dezembro passou a exercer o cargo de adido da Secretaria-Geral do Exército. Antes, ele era adido do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

DIPLIMAÇÃO DE LULA

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) definiu os últimos detalhes do esquema de segurança montado para o dia da diplomação do presidente eleito Lula (PT). A solenidade, marcada para a próxima segunda-feira às 14h, será realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o plano da SSP, haverá reforço de policiais, atuação de equipes de atendimentos de emergência, maior efetivo nas delegacias responsáveis pela região central de Brasília e ações de trânsito nas principais vias de acesso ao TSE.

EMENDAS DE PARLAMENTARES

Congresso nacional

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na execução de emendas parlamentares em 2020. Os auditores afirmaram que não é possível acompanhar se as emendas foram aplicadas corretamente. A auditoria mapeou R$ 621 milhões em 1.629 emendas parlamentares individuais. As emendas do orçamento secreto, que têm ainda menos transparência, são de outro tipo e não foram analisadas nesse relatório. Os técnicos apontaram que R$ 124 milhões, o equivalente a 20% do total examinado, não foram executados. Cerca de 5% do dinheiro indicado por deputados e senadores serviu para pagar salários de servidores públicos, o que é proibido.

ECONOMIA

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,41% em novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado de novembro veio abaixo do esperado pelo mercado e representa uma desaceleração em relação à taxa registrada em outubro (0,59%). Em novembro do ano passado, o índice foi de 0,95%. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 5,9%, abaixo dos 6,47% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Foi a menor taxa desde fevereiro de 2021 (5,2%).

PRISÃO PREVENTIVA

Moraes pede informações à PGR antes de decidir sobre arquivamento de  inquérito

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa entrou com representação criminal e notícia-crime solicitando a prisão preventiva do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele protocolou o pedido nesta quinta-feira às 18h22, no Superior Tribunal Militar (STM). O relator que irá analisar a demanda é o ministro Artur Vidigal de Oliveira. Dentro do processo há duas petições que não estão disponíveis para consulta. Koressawa foi juiz do Tribunal de Justiça do Amapá e, atualmente, é promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

JOGO DECISIVO

Depois da goleada de 4 x 1 sobre a Coreia do Sul, o Brasil se prepara para enfrentar a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Em busca do hexacampeonato no país asiático, a Seleção conta com um fantasma na fase atual. Isso porque, nos Mundiais de 2006, 2010 e 2018, a Canarinho foi eliminada nesta altura da competição. Somente em 2014, jogando em casa, nossos representantes foram às semifinais, mas acabaram caindo para a Alemanha.

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS