35 C
Cuiabá
terça-feira, maio 7, 2024
spot_img

Lula a governadores: “Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira, com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país. O compromisso desta segunda ocorre um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.

FINANCIADORES DE ATOS

Lula deve ampliar sala de espera de congressistas e prefeitos no Palácio do  Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que o governo não será “morno” com vândalos e financiadores dos atos de vandalismo promovidos por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo. “Os mandantes certamente não vieram aqui, e nós queremos saber quem financiou, quem custeou, quem pagou para as pessoas ficarem tanto tempo”, afirmou. “Não é possível um movimento durar o tempo que durou nas portas dos quarteis sem ter financiamento.”. “Em nome de defender a democracia. Nós não vamos ser autoritários com ninguém, mas nós não seremos mornos com ninguém”, declarou o presidente da República.

CONIVÊNCIA DA POLÍCIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer duras críticas contra a Polícia Militar do DF (PMDF) na noite desta segunda-feira, após um dia de destruição e invasão às sedes dos Três Poderes. Durante reunião com os governadores e integrantes do Legislativo e do Judiciário, Lula afirmou que foi “obrigado” a tomar uma atitude “forte” porque a “polícia e a inteligência de Brasília negligenciaram” os ataques à democracia registrados nesse domingo. “É fácil a gente ver, nas invasões, os policiais conversando com os agressores”, disse Lula, referindo-se a policiais militares filmados inertes durante os atos terroristas.

DIGITAIS DE BOLSONARISTAS

Os 3 focos das investigações sobre ação de bolsonaristas em Brasília - BBC  News Brasil

Após ter sido um dos alvos de atos terroristas promovidos por bolsonaristas radicais nesse domingo, o Palácio do Planalto passou por uma perícia para identificar os responsáveis pelo crime no prédio da Presidência da República. Funcionários da Polícia Civil e da Polícia Federal marcaram as digitais de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no que restou das vidraças da fachada do prédio. O material vai auxiliar a investigação para punir os responsáveis e participantes envolvidos nos atos antidemocráticos. Um dia após o vandalismo, o Palácio do Planalto foi limpo. Havia cadeiras, vidros e móveis quebrados, além de obras de arte danificadas. Mais cedo, as vidraças da fachada da Presidência que foram destruídas nos atos começaram a ser retiradas.

BOLSONARO INTERNADO

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado em um hospital com fortes dores abdominais, nos Estados Unidos, onde passa por um período sabático. A informação foi confirmada ao Metrópoles por fontes próximas ao ex-presidente. Bolsonaro já esteve internado em outras ocasiões pelo mesmo motivo. Ele estaria fazendo exames por causa de dores abdominais. Há a investigação de potencial nova obstrução intestinal ou aderências na região. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro está no AdventHealth Celebration, em Orlando, na Flórida.

EX MINISTRO DA SAÚDE 

Pazuello nomeia militar que defendeu estado de sítio durante a pandemia  como auxiliar de logística do Ministério da Saúde - Brasil 247

O ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, participou da invasão terrorista no Palácio do Planalto neste domingo. Lúcio é ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e foi nomeado para o cargo em julho de 2021. Foi exonerado no dia 31, último dia do governo Bolsonaro. De blusa do Brasil, Fernandes disse que estava “arrepiado” com a invasão e criticou a Polícia Militar do Distrito Federal por ter atirado bombas de gás lacrimogêneo nos terroristas. O general também já defendeu, em suas redes sociais, um golpe de Estado e disse que “morreria e mataria” pelo Brasil.

STF RECONSTRUÍDO 

Durante encontro no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 27 governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, comentou os ataques sofridos pela Corte nesse domingo. Mesmo ante a grande destruição sofrida pelo Supremo, que teve janelas quebradas, pichações por toda sua extensão e plenário destruído, entre outras perdas, a ministra passou perspectivas de obras rápidas. “Quero assegurar a todos que vamos reconstruí-lo, e, no dia 1º de fevereiro, daremos início ao ano judiciário independente e guardião, no caso do Supremo Tribunal Federal, da nossa Constituição Federal”, disse, assertiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS