35 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Lúdio diz que comportamento de estudantes deve ser analisado para identificar problema  com uniformes

Para ele, a Seduc deve criar um ambiente para produzir um diagnóstico de onde veio esse problema.

Da redação – Vanessa Alves/Local: Jean Gusmão

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), comentou a situação sobre os uniformes escolares da rede estadual de ensino jogados em lixeiras em Cuiabá. Segundo ele, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deve averiguar essa situação para descobrir o que motivou esses estudantes a terem essa atitude. 

Nesta terça-feira (27), um vídeo gravado por um morador, circulou nas redes sociais, mostrando adolescentes jogando kits de uniformes que fazem parte do material escolar entregue pelo Governo do Estado em lixeiras do bairro Bela Vista na capital. 

Conforme o deputado, é um problema muito sério, pois há recursos públicos aplicados nesse material e é preciso verificar o porquê esses jovens estão tendo esse tipo de comportamento. 

“Eu fiquei assustado e preocupado. A gente precisa entender por qual razão esse comportamento desses jovens. Quais as razões disso ter acontecido. Tem relação comportamental? Tem haver com a qualidade do material?. Algo que precisa ser estudado. O porque eles jogaram o material no dia que receberam? É uma questão bastante complexa. Não é uma questão que deve se procurar culpado, desse ou daquele agente, mas é um problema sério, pois são recursos públicos aplicados na aquisição desses uniformes, tênis, material. E é preciso entender, porque os jovens estão tendo esse comportamento”, exclamou o deputado. 

Para ele, a Seduc deve criar um ambiente para produzir um diagnóstico de onde veio esse problema. Convocar os estudantes, os pais, a direção e os servidores da escola envolvida e averiguar o que motivou essa atitude. 

“Essa é uma responsabilidade da Seduc. Quem deve ter essa iniciativa é a Seduc, chamar os pais, os diretores, professores para uma conversa e tentar entender de onde veio esse problema. É uma situação grave que não deve ser repetida”, afirmou. 

De acordo com o parlamentar, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa deve convocar a Seduc para buscar, por meio de psicólogos, análise comportamental para averiguar esse comportamento dos estudantes. 

“Deve averiguar se esse foi um fato localizado, em uma escola, aconteceu só nesse momento ou se já aconteceu em outras ocasiões? Isso acontece em várias escolas em todo o Estado? Então, é preciso entender esse fenômeno para pensar em medidas para que não ocorram situações tão tristes como essas”, concluiu. 

Questionado sobre supostas superfaturamento na aquisição e sobra desses materiais, o deputado Lúdio Cabral afirmou que já fizeram esse questionamento do Governo do Estado, sobre o preço, qualidade e distribuição para as unidades escolares.  

“Em algumas cidades, havia lojistas que ofereciam preços muito menores, com a qualidade muito maior e foram descartadas por essa mega licitação milionária para aquisição tanto de uniformes, quanto de tênis, e outros materiais.”, afirmou. 

Lúdio aproveitou também para fazer um questionamento sobre os critérios de distribuição desses materiais no momento em que são entregues. Segundo ele, as vezes são entregues muito tarde, em alguns anos atrás eram entregues no meio do ano letivo.

“Então esse é o momento de nós retomar esse debate sobre os materiais que são distribuídos nas escolas estaduais”, concluiu.  

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS