26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Lixões e mais lixões, até quando?

Por Ademir Galiztki

Se ter lixo produzir lixo é inevitável, mesmo que o ser humano se esforce para não produzir, sim, podemos nos esforçar para reduzir a quantidade de lixo que produzimos diariamente. No entanto, dizer que não iremos mais produzir lixo é uma grande mentira. É simples, amigos e amigas: seja o suficiente educado e dê exemplo para seus filhos e netos. Não há problema em tomar uma latinha dentro do carro, mas não se deve jogar a lata porta afora, principalmente quando se sabe que todos os carros têm porta-bitucas. Então, por que muitos teimam em jogar as bitucas para fora do carro em vez de colocá-las na porta específica para isso?

O mais complicado é que esses fumantes mal-educados jogam as bitucas, contribuindo para o recorde de queimadas no meu querido Mato Grosso. E não se trata apenas de latinha de cerveja e bituca. Já presenciei pais, mães e até crianças seguindo exemplos dos pais e jogando saquinhos de skine, embalagens e palitos de picolés. Já vi uma mãe trocar a fralda do seu bebê e jogar a fralda na calçada. Se bem que, andando no centro de Cuiabá, nos três ou quatro calçadões, só existem duas lixeiras amarelas. Cadê o prefeito e o secretário responsável? Você é capaz de adivinhar o porquê jogamos tanto lixo fora, principalmente das nossas cozinhas?

Então, vamos lá. Vou te contar em detalhes. Quando você ou sua esposa ou a empregada vão fazer o almoço, primeiro fazem o café e o chá. Muitos ainda usam água do chimarrão ou tereré. No caso do almoço, a quantidade é bem maior: são os legumes, as frutas, as cascas de ovos, o saquinho do feijão, do arroz, do sal, a lata do milho verde, o vidro de ketchup, o vidro da azeitona, maionese ou do óleo, a embalagem de ovos, o bombril que ficou velho justamente com a bucha de lavar louça, as embalagens de pizza, as embalagens que vêm com a carne, o peixe e todas as frutas da feira, as embalagens do sabonete, o rolinho de papel higiênico, a fralda do seu bebê, o papel de um presente que você ganhou, o saco vazio do carvão do último churrasco, a embalagem dos refrigerantes e das cervejinhas que você serviu aos seus amigos, as cinzas e o carvão que você teve que usar na churrasqueira.

Veja só, são muitos produtos e embalagens que tivemos que jogar fora, e é por isso que uma cidade como Cuiabá recolhe toneladas de lixo diariamente, dos maiores aos menores. E ainda temos que considerar que os garis das prefeituras de todo o Brasil precisam varrer e recolher aquele lixo que você varre diariamente e joga para fora do seu carro. Agora, para não ter que escrever tudo novamente, vou destacar abaixo de cada produto que não precisa ir para o lixo. Assim, fica mais fácil para todo mundo. Sim, tudo que eu destacar se trata de produtos que compõem essa montanha de lixo, mas que na verdade não deveriam ir para os lixões das nossas cidades.

Volte atrás nesta página e veja o que é orgânico nesta imensa lista. Confira e veja: contei e destaquei 14 produtos que são recicláveis, mas são orgânicos. Jogue no seu terreno, faça uma compostagem e obtenha um excelente adubo orgânico 100%. Use-o em sua horta ou jardim. E tem mais: você já viu aqueles enormes sacos pretos cheios de folhas? Folhas não foram feitas para serem jogadas nos lixões, gerando um volume enorme de entulho. Na verdade, folhas, capim e restos de culturas vegetais não são lixo, entulho ou mesmo sujeira. Isso vai da consciência do ser humano, pensar no amanhã que queremos para nossos filhos e netos, respeitando e protegendo nossa natureza, meio ambiente e nosso sofrido planeta.

Não me canso de bater nesta tecla, especialmente no jornal do ônibus, edição de fevereiro de 2023. Falei e cobrei sobre o consumismo e, principalmente, a conscientização do ser humano em lutar, denunciar, cobrar dos nossos governantes, zelar pela nossa cidade, prezando em todos os sentidos o meio em que vivemos e queremos que nossos filhos e netos vivam. Tenho visto em vários vídeos e matérias em jornais o quanto de lixo o ser humano é capaz de produzir, algo que ninguém é contra, a quantidade de lixo produzido diariamente por toda a população brasileira.

O que estamos cobrando através deste artigo é o rumo e o destino que este lixo percorre. A última vídeo que assisti foi de um sistema, ou seja, uma máquina inteligente. Ela foi planejada e construída por uma ONG e é capaz de sugar, ou seja, retirar de dentro de um rio poluído 50 toneladas por hora. E ela não tem nem piloto, simplesmente funciona com um sistema avançadíssimo, controlado por computador via satélite. Quando vemos a olho nu, vemos o quão triste é ver que daria para encher milhares de caminhões em rios e no nosso Pantanal. Sem falar que 99% das enchentes e, por consequência, os vários alagamentos, são reflexo da educação de todos nós.

Você deve pensar assim: não será a minha sacolinha que joguei fora da lixeira a principal causadora de tanto estrago ao meio ambiente, mas somamos bilhares de sacolinhas e outros objetos. Já vi retirarem de rios e do nosso querido e sofrido Pantanal sofás, geladeiras, centenas de caixas de isopor, peças de CPU, monitores de computadores, cadeiras, bacias, frentes de ar-condicionado, frentes de ventiladores, além de várias outras coisas de tamanhos e espécies e milhares de garrafas PET.

Até quando vamos tocar na mesma tecla? E não adianta apenas cobrar dos prefeitos e secretários das secretarias responsáveis pelo lixo e controle dos lixões. Se você pensa diferente, pense a partir de hoje de outro jeito, um pensamento mais crítico. Coloque a mão na consciência e faça algo que venha amenizar essas tragédias que o lixo, que colocamos fora da lixeira, causa para o seu cão ou o cão do vizinho. Quem sabe em um dia bem próximo não teremos peixes e outros animais correndo o risco de comer entulho que nós poderíamos ter evitado que chegasse até eles.

Alerta e apelo da família Natureza da Veia!

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS