29 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

Lewandowski é pressionado, mas tem aval de Lula para compor time no Ministério da Justiça

Por João Pedro Marques

 

Novo ministro da Justiça tem aval de Lula

O futuro ministro da Justiça, o ex-ministro do Supremo Ricardo Lewandowski, anunciado oficialmente nesta quinta-feira (11), ganhou o aval do presidente Lula para montar a sua própria equipe na pasta. Isto porque ele vinha sendo fortemente pressionado para manter os integrantes do segundo escalão, entre eles o ainda secretário-executivo do MJ seu xará Ricardo Cappelli. O jornalista deve ser dispensado, que é do PSB, assim como membros de outros partidos que compunha a equipe do ex-ministro Flávio Dino, escolhido para o STF, devendo assumir o cargo no início de fevereiro.

Capelli, o faz tudo, cai

Ricardo Cappelli ganhou notoriedade no governo a partir dos episódios de 8 de janeiro de 2023, quando foi designado por Dino como interventor na Segurança Pública do Distrito Federal. Nesta condição ele evitou maiores problemas para o governo Lula. Também teve papel importante na reorganização do Gabinete de Segurança Institucional. E, enquanto secretário-executivo do MJ, vinha desempenhando fortes ações na pasta. Tudo isso o cacifou para permanecer no cargo. Mas Lewandowski não o quer.

‘Filiação’ de Lula ao PL Uma série de fraudes estão sendo apontadas em campanha de filiação ao PL, entre as quais a filiação do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva. Foi o que motivou, nesta quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinar a Polícia Federal investigue o caso por “existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral” e “claros indícios de falsidade ideológica”.

Suplicy X Suplicy

A ex-prefeita Marta Suplicy e seu ex-marido, o vereador paulistano Eduardo Suplicy, estão novamente em “pé de guerra”. Marta foi convidada pelo presidente Lula a voltar para o PT para ser vice do pré-candidato do Psol a prefeito da capital paulista Guilherme Boulos. Ela aceitou, pediu demissão da prefeitura, onde exercia o cargo quase decorativo de secretária de Relações Internacionais. Mas ainda terá que passar pelas prévias do PT para se confirmar candidata. Eis que, no meio do caminho dela surgiu uma pedra: Eduardo, que acabou de se lançar também pré-candidato a vice do deputado federal Boulos. Quem conhece a briga entre os dois garante que “vai fedê tchifre”.

Lula não gostou

Uma fonte da cozinha do Palácio do Planalto informou à coluna que Lula não gostou nadinha da decisão de Eduardo Suplicy, mas que as resistências à Marta (que foi favorável ao impeachment de Dilma Roussef e rompeu com o PT) são enormes e que o presidente não conseguirá facilmente convencer a militância a engoli-la.

Desoneração da folha

Não parece ser nada fácil, mas o Palácio do Planalto insiste em negociar – e pretende fazê-lo até o último minuto – a aprovação da medida provisória que extingue gradualmente a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Apesar dos pedidos presidenciais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tende mesmo a devolver a MP. Caso isso ocorra, o governo poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Vaccari inocentado

Condenado a 24 anos de prisão pela Operação Lava Jato, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto teve sua condenação anulada pelo ministro do STF Edson Fachin. O petista havia sido denunciado por suposto recebimento de propina para o partido nas eleições de 2010 em contratos de navios-sondas com a Petrobras. Fachin considerou que o processo deveria ter tramitado no TRE aqui de Brasília, onde o caso recomeçará do zero, e não na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, então comandada pelo ex-juiz e hoje senador Sérgio Moro.

Condenação de Israel

O governo brasileiro anunciou apoio à iniciativa da África do Sul de denunciar Israel na Corte Internacional de Justiça, em Haia, por genocídio na Faixa de Gaza. O tribunal iniciará o processo nesta sexta-feira (12), com depoimentos dos que acusam Israel e o governo de Benjamin Netanyahu.

Sérgio Aguiar na Unale

Tomou posse na presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) o deputado estadual Sérgio Aguiar, do Ceará. Aguiar tem trajetória dedicada ao serviço público e sua capacidade de liderança é reconhecida não apenas em seu estado, mas agora ganham alcance nacional. Parabéns e sucesso!

FRASE DO DIA

“Vivemos em um estado de conflito. Em um estado de guerra se aplicam outras leis, aplica-se também o direito humanitário internacional, que é diferente do direito comum do Equador”.

Presidente do Equador, Daniel Noboa, cujo país vive uma onda de ataques terroristas do crime organizado.

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS