20 C
Cuiabá
domingo, maio 19, 2024
spot_img

Jayme Campos é convidado para a integrar a Comissão de Ética do Senado, mas deve recusar

or João Pedro Marques, com João Negrão, Iasmim Sousa e Gabriel Duenhas

O senador Jayme Campos (União) foi convidado para participar da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) do Senado, mas ainda não decidiu se retorna ao colegiado do qual foi titular em outras ocasiões. A tendência é que Jayme, que é membro do Bloco Parlamentar Democracia, recuse.

Jayme Campos, segundo sua assessoria, vai limitar sua participação em comissões permanentes do Senador para se dedicar à elaboração de projetos que beneficiem os mato-grossenses e brasileiros. “O senador está trabalhando com prioridade no desenvolvimento de projetos destinados às áreas do empreendedorismo e das reformas”, informou sua assessoria.

O senador mato-grossense ao longo de seus dois mandatos vinha sendo muito assíduo na participação em praticamente todas comissões permanentes do Senador Federal. Ele já foi membro titular, entre outros, dos seguintes colegiados:

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP), Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Comissão de Meio Ambiente (CMA), Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).
Outros parlamentares de Mato Grosso poderão integrar comissões permanentes na Câmara ou no Senado. O processo de escolhas já começou e quem indica são os partidos e blocos parlamentares, que já foram definidos nas duas casas. A indicação de Jayme Campos para a CEDP foi feita pelo bloco ao qual ele pertence, o BPD (Bloco Parlamentar Democracia), que reúne senadores do MDB, União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede.

Ao todo são 14 comissões permanentes no Senado, para as quais, além dos membros, serão eleitos os presidentes e relatores. A direção da Casa espera concluir esse processo até o final desta semana. O democracia, por ser o maior bloco partidário no Senado (31 senadores), terá direito à escolha de participação no maior números de comissões, já que este é um dos critérios para a composição das comissões.

O segundo maior bloco é o Resistência Democrática (PSD, PT e PSB), com 28 parlamentares. O bloco Progressistas/Republicanos, tem 10 senadores dos dois partidos. O PL, que contabiliza 12 senadores, não se uniu a nenhum bloco.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a mais cobiçada e geralmente é a primeira escolha dos partidos. A CCJ dá a palavra final sobre a legalidade e constitucionalidade dos projetos de lei e é responsável por sabatinar indicados para o Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre outros órgãos.

Fábio Garcia na Jovem Pan

Teve grande repercussão a entrevista à Jovem Pan concedida pelo deputado Fábio Garcia (União Brasil). Entre outros pontos, como deve se pautar na Câmara dos Deputados e projetos encaminhados por ele quando assumiu o Senado em algumas ocasiões, Garcia criticou a situação da saúde em Cuiabá e a postura do prefeito Emanuel Pinheiro diante do tema.

“Precisamos falar do caos que está acontecendo nessa cidade, principalmente na área da saúde pública. É uma vergonha a administração do prefeito Emanuel Pinheiro na saúde pública. Nós temos uma saúde pública abandonada, que não têm médicos suficientes, não têm remédios suficientes, têm remédios vencidos, têm dívida de quase 300 milhões de reais, a Secretaria de Saúde não paga energia elétrica, é um verdadeiro caos. Nós temos aqui em Cuiabá, a gestão mais incompetente e corrupta da história dessa cidade”, afirmou o deputado.

As críticas a Pinheiro foram tidas como um ensaio do deputado Garcia como possível candidato a prefeito de Cuiabá em 2024, tema aliá que foi abordado na entrevista pelo repórter do Jornal da Manhã da Jovem Pan.

Confira a íntegra da entrevista:

Wellington Fagundes visita Vila Bela

O senador Wellington Fagundes visitou a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade no último final de semana. Na ex-capital de Mato Grosso, o parlamentar lançou a nova etapa do Programa Teresa de Benguela. A ampliação do projeto foi possível graças a emendas parlamentares do senador, através das quais, segundo ele, “conseguimos proporcionar a atenção que as mulheres de Vila Bela e esse projeto tão digno e bonito merecem.”
Confira vídeo postado por ele nas redes sociais:

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS