27 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Jatobá: O Ciclo da Vida

Por Ademir Galiztki 

Eu me considero uma pessoa mais do que abençoada. Tenho na minha chácara ou mata cerca de 25 árvores de jatobá, grandes e formadas, que dão frutos e muitas sementes. Inclusive, já fiz uma doação de 1200 sementes de chimbuva e jatobá, colhidas por mim. Há até um vídeo no meu canal mostrando essa doação, feita para o horto florestal de Cuiabá, MT. Além disso, tenho centenas de árvores e mudinhas em crescimento na minha mata.

O jatobá é um anti-inflamatório, antibiótico e antisséptico muito bom para aumentar a imunidade do corpo, tornando-o forte e robusto, de cor avermelhada. É muito utilizado para problemas respiratórios, como asma, tosse, bronquite, rouquidão, gripes fortes, faringite e garganta. Também é eficaz contra dores no corpo, pernas, cãibras, intestinos lentos ou problemáticos, e infecções urinárias. O jatobá é indicado para vários tipos de câncer, principalmente da próstata, ajudando a prevenir o câncer sanguíneo.

Você pode fazer uso do licor fazendo um buraco na madeira com um trado ou arco de PVA. A cada 20 ou 30 dias, colha o xarope e tome de 2 a 3 vezes ao dia. Outra opção é ferver as cascas do jatobá e tomar o chá. É possível utilizá-lo em bolos, bolachas, sopas, sucos, pão com leite, leite em pó e até leite condensado. A farinha com a parte amarela que cobre as sementes é um aliado contra anemias profundas, especialmente em crianças e idosos. Combine o licor ou xarope de jatobá com tônico e mel para alimentar os glóbulos vermelhos, combatendo fraquezas, tonturas e diversas anemias.

O jatobá, juntamente com o arco de pua d’alho roxo, é excelente para a memória. A mistura com babaçu serve como tônico para o sistema cerebral, limpando e fortalecendo o cérebro. Além disso, a combinação de jatobá com jambu, tamarino e mel de abelha é eficaz contra asma e possui propriedades afrodisíacas. É indicado para pneumonia aguda, depura o sangue e trata diversas inflamações e infecções. A resina do jatobá é útil para aumentar a imunidade do corpo, pois contém muitas vitaminas e sais minerais, como ferro, fósforo e magnésio. Ferva as cascas para fazer o chá.

Uma dica interessante é que os índios Bakairi de Paranatinga, MT, retiram as cascas quase inteiras do jatobá para confeccionar belíssimas canoas, uma tradição passada de pai para filho por muitas gerações. Sua madeira de lei é utilizada na fabricação de tornos e carros de boi, preservando assim a cultura.

No entanto, é importante ressaltar que nem eu, como influenciador digital, nem vocês, como seguidores deste canal, deveram fazer uso de qualquer medicamento sem o conhecimento ou indicação médica.

O ciclo da vida do jatobá está registrado em vídeo no meu canal no YouTube, Natureza na Veia, uma linda e justa homenagem a esta árvore tão importante para nós, seres humanos, e para a natureza em si.

Jatobá, sinta-se abraçado.

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS