24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Janaína Riva – Deputada Estadual

Janaína Riva

Deputada Estadual

Única mulher eleita para a Assembleia Legislativa em 2014, com apenas 25 anos, foi reeleita em 2018 e 2022, Janaina marcou a história política de Mato Grosso como a primeira mulher a receber por duas vezes seguidas, com o maior número de votos na disputa ao parlamento estadual e a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Biênios 2019/2020, 2021/2022 e 2023/2024). Também fez história como a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Mato Grosso por 50 dias, entre os meses de abril e maio de 2019. Ao longo dos últimos anos já assumiu a presidência diversas vezes.

De que forma foi motivada para chegar na carreira e no setor que atua?
“Cresci vendo minha família respirar política e, ver a forma com que a política transforma a vida das pessoas em todos os lugares sempre me fascinou. A ideia de mudar para melhor a realidade das cidades e das pessoas que nelas vivem foi minha principal motivação para seguir na vida pública”.

Ser mulher é um desafio?
“Ser mulher, em um estado tão machista como o nosso, não é só um desafio, é um ato de resistência. Os índices de todos os tipo de violência contra a mulher em Mato Grosso e de feminicídios apontam que sobreviver ilesa à essas estatísticas é realmente um desafio”.

Houve alguma dificuldade?
“Via de regra a mulher é subjugada e, se temos sucesso em qualquer área de atuação que escolhemos, sempre tentam atrelar esse sucesso à imagem de alguém. No meu caso não foi diferente. Até reconhecerem o mérito de minha atuação parlamentar e política demorou bastante tempo. Falavam de como eu me vestia, da cor do meu cabelo, sobre minha família, mas nunca sobre o meu trabalho. Certa vez ouvi que vinha para a Assembleia pra fazer desfile de moda. Na outra vez ouvi que fazia do parlamento uma extensão da minha penteadeira. O tempo passou, fui duas vezes a deputada mais votada de Mato Grosso contrariando as expectativas de quem não acredita em mulheres que fazem acontecer”.

Existe alguma receita para obter sucesso?
“Dedicação e motivação. O que me move todos os dias é pensar que estou ajudando a construir um estado melhor para os meus filhos e para os filhos de todos os mato-grossenses viverem. Muitas pessoas me perguntam com concilio a função deputada com a de mãe, de esposa. Eu respondo que é assim, pensando no que estou construindo para o coletivo”.

“O que pensa sobre o futuro da mulher?
Acho que já evoluímos e conquistamos muito em termos de direitos, mas que ainda falta muito para conseguirmos as mesmas oportunidades que os homens no mercado de trabalho e nos espaços de poder. Porém, sou otimista e penso que apesar de estarmos caminhando a passos lentos para essa paridade, ela está acontecendo e será inevitável para construção de um futuro mais justo.

Alguma mensagem que queira deixar para a sociedade, sobre a data comemorativa?
A presença de mulheres na política é mais do que uma mera questão de equilíbrio de gênero; é uma necessidade imperativa para a construção de sociedades verdadeiramente inclusivas e democráticas. As mulheres compõem metade da população, e é fundamental que suas vozes sejam ouvidas e representadas nas instâncias de tomada de decisão. Quando as mulheres são excluídas ou sub-representadas na política, todo o espectro de perspectivas e necessidades da sociedade é prejudicado. Queria aproveitar o Dia da Mulher para lembrar que este ano temos eleições municipais e que desejo que as mulheres reconheçam em outras mulheres a capacidade de representa-las. Representatividade é se sentir parte através de quem nos representa e é isso que desejo para as todas as mulheres de Mato Grosso. Feliz Dia da Mulher.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS