30 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

Integrantes do Planalto avaliam que ministro da Educação foi “ingênuo”

Mais uma crise política atingiu a Esplanada dos Ministérios. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pode prestar depoimento à Comissão de Educação do Senado na próxima terça-feira (29) para explicar a denúncia de favorecimento do governo federal na liberação de verbas a pedidos que chegam à pasta por meio dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.Milton Ribeiro, em áudio, teria afirmado que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por pastores que atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC.

PISOU NA BOLA
Em áudios, Milton Ribeiro diz que apoia pastores a pedido de Bolsonaro
Em meio a crise provocada pelas declarações do ministro, o entendimento de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro sobre a nova crise que atingiu o Ministério da Educação (MEC) é de que o ministro Milton Ribeiro “é honesto”, mas “foi ingênuo”. Nas palavras de uma fonte com trânsito no Palácio do Planalto, o problema é que “ingenuidade tem limites”. A decisão sobre a permanência do ministro no cargo será de Bolsonaro, depois que ele receber um termômetro da situação do auxiliar da bancada evangélica

INVESTIGAÇÃO
Diante da repercussão negativa, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pedirá nesta quarta-feira (23/3) que o STF abra um inquérito contra o ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro. O documento está sendo elaborado e será assinado pelo vice-PGR, Humberto Jacques de Medeiros. Ribeiro é suspeito de ter montado um gabinete paralelo com outros pastores na pasta, o que incluiria pedidos de propina de um líder religioso a um prefeito para facilitar acesso a recursos da pasta.

PODER
Governadores discutem pauta de reunião com presidente amanhã
A coluna foi informada de que pelo menos dez governadores tentarão se reeleger nas eleições de outubro. O número pode aumentar, pois sete dos atuais chefes dos Executivos estaduais ainda não se decidiram sobre o pleito.Ao todo, 19 mandatários estão no primeiro mandato e, pelas regras eleitorais, podem permanecer mais um ciclo no cargo. Com exceção do Sudeste, todas as regiões têm ao menos um nome já confirmado na disputa: Norte (4), Centro-Oeste (2), Sul (2) e Nordeste (2).

DECIDIDOS
Integram a lista: Gladson de Lima (PP), do Acre; Wilson Lima (União BR), do Amazonas; Ibanes Rocha (MDB); do Distrito Federal; Ronaldo Caiado (União BR), de Goiás; João Azevêdo (PSB), da Paraíba; Ratinho Jr. (PSB), do Paraná; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Marcos Rocha (União BR), de Rondônia; Antonio Denarium (PP), de Roraima; e Carlos Moisés (Republicanos), de Santa Catarina.Dos atuais governadores, 11 não concorrerão por estarem no segundo mandato ou por buscarem outros cargos nas próximas eleições.

INFLAÇÃO ATERRORIZA

Tipos de Inflação: conheça todos e entenda como impactam a economia de um  país. – Blog Capital Research
Em gravação exibida durante Fórum Global de Negócios da América Latina, organizado pelos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou a necessidade de controle da inflação para afirmar que o Brasil não deve crescer acima de 4% em 2022.“Depois de todas as dificuldades dos últimos dois anos, que nos obrigaram a direcionar grande volume de recursos para evitar uma retração econômica e social mais grave, o Brasil voltou a crescer. Após uma retração de 4,1% em 2020, uma das mais moderadas entre todos os países atingidos pela pandemia, nossa economia cresceu 4,6% em 2021”, lembrou o mandatário brasileiro.

DEU NA MÍDIA
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que filiou-se ao PSB na manhã desta quarta-feira (23/3), comentou sobre uma eventual chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e relembrou seu passado como adversário político do petista.“Pode-se olhar as divergências e as convergências. Fui governador em São Paulo, com o presidente Lula, com a presidente Dilma, e o prefeito da capital era do PT (Fernando Haddad). Sempre tivemos parceria. Agora, política não pode ser feita olhando no retrovisor. Ela precisa ser feita com os olhos no futuro”, afirmou

ARGUMENTO DE MOURÃO

A investidores, Mourão defende Salles e vê campanha contra o agronegócio |  VEJA
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), classificou como “estranha” a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin ao PSB. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/3), na sede da Fundação João Mangabeira, vinculada à legenda, em Brasília. .“Olha, é aquela história: quem conhece a trajetória do Alckmin acha estranho essa mudança de comportamento dele. Se é para ele concorrer junto com o Lula é algo bem mais estranho ainda porque um chamava o outro de ladrão e agora vão ficar abraçado. É difícil isso aí. Na minha ética, isso aí não funciona”, disse o general a jornalistas ao chegar ao Palácio do Planalto.

INFORME
De acordo com os analistas de mercado ouvidos semanalmente pelo BC no Boletim Focus, a inflação deve ter alta de 0,99% em março e 0,88% em abril. Para maio, porém, os economistas esperam uma deflação de 0,2%.
“Falando em inflação brasileira, devemos chegar ao pico em abril e voltar a cair. Estimamos que o número de curto prazo seja até um pouco mais alto do que tínhamos imaginado inicialmente”, afirmou, em seminário sobre regras fiscais organizado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

APERTO MONETÁRIO

Para presidente do BC, pico de inflação em 12 meses deve ocorrer em abril -  InfoMoney

O presidente do Banco Central, Campos Neto enfatizou que o Brasil tem se diferenciado de outros países no combate à inflação, com um movimento mais forte de aperto monetário. Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a Selic (a taxa básica de juros) em 1 ponto porcentual, para 11,75% ao ano e indicou uma nova alta de mesma magnitude na reunião de maio.“O Brasil tem sido mais atuante em uma inflação que entendemos ser mais persistente. A inflação contaminou os núcleos e hoje está acima da meta em serviços, comércio e indústria. Precisamos endereçar esse problema com serenidade e firmeza”, completou

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS