18 C
Cuiabá
terça-feira, maio 21, 2024
spot_img

Insetos são bons ou ruins para a alimentação?

Por Ademir Galiztki

Você não precisa gostar dos insetos a ponto de querer sair por aí fritando formigas e comendo com farinha ou mel. Na Tailândia, Indonésia, China, Laos, Malásia, Myanmar, Japão etc é comum consumirmos várias espécies de insetos. No mundo, mais de 80 tipos de insetos são usados para a alimentação em mais de 115 países, contabilizando mais de 2 bilhões de pessoas que fazem destes insetos sua alimentação. Com naturalidade, eles consomem larvas, besouros, gafanhotos, baratas, formigas. É bastante comum você encontrar bancos nas ruas servindo espetos de variados gafanhotos ou saquinhos com enormes formigas servidos com farinha ou porções com mel de abelhas, enormes larvas brancas que dizem ter gosto de coco.

Há estudiosos que afirmam categoricamente em uma pesquisa que o consumo de vários insetos servirá e será de grande valia para o combate à fome mundial, principalmente se levarmos em consideração que é muito fácil e barato você criar estes insetos. Há outras pesquisas que mostram que estes insetos têm uma enorme fonte de nutrientes e podem suprir muito bem as necessidades do nosso organismo com uma fonte bastante larga de bons nutrientes, vitaminas e sais minerais, pois os insetos só se alimentam de elementos naturais, como madeira, folhas, frutos, sementes, pólen, raízes, néctar, algas, fungos, sons, líquens, muitos carboidratos. Há também muitos que lerão este artigo e podem contestar que muitos insetos consomem muitos coisas ruins, por exemplo: lixo contaminado, fezes, esgotos putrefatos, e eu não tiro a razão destes leitores, pois aí que entra a disciplina e o controle na hora de criar estes insetos e transformar os mesmos em um alimento de substâncias saudáveis.

Claro que teremos que tomar todos os cuidados cabíveis e necessários na hora de criar estes insetos, é preciso ter uma logística e tratos especiais, no que tange ao local e principalmente, ao alimento que estes insetos irão consumir em sua criação. Você imagina inseto comendo as fezes como alimento principal e, depois, nós mesmos que estamos criando eles, vamos colocar em um espetinho ou em uma Cumbica e consumir com farinha mel ou iogurte? É aí que entra todo um preparo para criarmos tais insetos, partindo de um local adequado, onde eles não possam sair e nem outros insetos podem entrar, e só oferecer alimentos de quantidade, já citados acima. Isso tudo faz parte de uma cadeia, eles serão alimentados com bons produtos e bastante nutrientes para que nós, seres humanos, possamos consumir tais insetos como boas fontes de nutrientes, vitaminas e proteínas.

Portanto, os insetos sempre foram vistos como aliados da humanidade, não só por alguns deles polinizam as plantas, as minhocas que cuidam do solo, as formigas que ajudam na decomposição da matéria orgânica e o bicho de seda que produz tecidos finos, os insetos também servem para a nossa alimentação, sendo necessário, contudo, um cauteloso trato em sua criação e alimentação, para que eles sejam boas fontes e também nos ajudem a combater muitas pragas que podem acometer a humanidade.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS