35 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Grupos pró e contra Gilberto Cattani disputam narrativa na Assembleia

Por Pablo Rodrigo, Gazeta Digital

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) mobilizou dezenas de pessoas para apoiá-lo durante a sessão plenária desta quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O grupo intitulado de ‘pró-vida’ defende a aprovação em 2ª votação do projeto de Lei que criminaliza o aborto até em casos juridicamente aceito.

O objetivo é abafar a mobilização de mulheres que pedem a cassação do parlamentar por ter comparado mulheres com vacas em mais de uma ocasião. O grupo está em menor número. Os dois grupos ocupam as galerias da Assembleia, aguardando o início da sessão.

O grupo que apoia Cattani tenta vincular a situação do parlamentar com o movimento contrário ao aborto, buscando a interpretação de que o mesmo estaria sendo investigado na Comissão de Ética por conta do projeto. Já o grupo de mulheres, acusam o parlamentar de misoginia e pede a cassação do mesmo.

De acordo com uma das organizadoras, Lelica Elis, a ação deve reunir sindicatos, entidades e movimentos de defesa ao direito da mulher. “Não é a primeira vez que o Cattani atenta contra os direitos das minorias. Já fez falas LGBTfóbicas, vive atacando os movimentos sociais e as feministas. Há muito tempo ele vem mostrando que não poderia estar vivendo o dinheiro público e muito menos ter o poder de legislar pela sociedade porque ele pratica uma política fascista e de ódio”, expressou.

Gilberto Cattani será investigado na Comissão de Ética após denúncia encaminhada pela Defensoria Pública de Mato Grosso e seccional Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determinou apuração dos fatos civil e criminalmente.

Cattani será julgado após dar disparar falas preconceituosas contra as mulheres, durante a reunião de abertura da Frente Parlamentar Contra o Aborto Pró-Vida. Após a fala, deputado gravou vídeo se desculpando com vacas em tom de ironia pela repercussão negativa do fato.

O grupo de investigação contra o deputado deve ser formado após o retorno do deputado estadual Eduardo Botelho (União) à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS