35 C
Cuiabá
terça-feira, maio 21, 2024
spot_img

Governador diz que não apoiará nenhum candidato na disputa pelo comando da AMM

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que não pretende interferir na disputa da presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que ocorrerá neste ano. Segundo ele, caberá aos prefeitos decidir os rumos da entidade.

“Não é papel do governo do Estado se meter em dezenas de assuntos que não corresponde à atribuição que eu tenho eu como governador tenho, e que o Estado tem. Associação Mato-grossense dos Municípios, o próprio nome define de quem é a competência. São os prefeitos e prefeituras filiadas a essa entidade. Respeito ambos os candidatos, sei quais são, mas não vou me meter”, disse o governador nesta terça-feira (6).

A declaração ocorre após o prefeito de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá) Leonardo Bortolin (MDB), ter afirmado que tem apoio de deputados e que iria buscar o apoio do governador.   Bortolin se lançou como candidato da oposição contra o atual presidente da AMM, Neurilan Fraga, que buscará o seu 5º mandato consecutivo.

O gestor de Primavera, afirma que tem apoio de 56 prefeitos. Já fraga, acredita ter mais de 100 prefeitos o apoiando. Neurilan também já pediu aos deputados estaduais para não interferir na disputa da AMM.  “Com todo respeito aos deputados, mas eu acho que eles deveriam dar liberdade aos seus seguidores políticos para escolherem quem acharem melhor. Mas faz parte do jogo”, disse na semana passada.

Neurilan Fraga se tornou presidente da AMM em 2015, para um mandato de 2 anos. Porém, ainda no primeiro ano conseguiu mudar o estatuto para permitir que ex-prefeitos fossem autorizados a disputar a entidade. Manobra ocorreu porque ele estava em seu segundo mandato como prefeito de Nortelândia, já que foi eleito em 2008 e reeleito em 2012.

Após a mudança conseguiu se eleger. Já em 2018 conseguiu o 3º mandato consecutivo após mais uma mudança estatutária. O quarto mandato veio em 2020, quando mais uma vez o estatuto foi modificado. Desta vez, em relação ao tempo de mandato, que passou de dois para 3 anos.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS