24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Gilmar Mendes critica ‘baixo nível de responsabilidade’ do Congresso Nacional

Em mais uma declaração polêmica, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu a adoção do sistema semipresidencialista de governo no País. Segundo ele, “as questões em aberto no Brasil têm a ver com essas negociações para manutenção do poder. O medo do presidente da República de sofrer uma ação de impeachment, o poder que o presidente da Câmara tem em relação a isso, o procurador-geral que pode deflagrar uma ação, o papel do Senado como tribunal do impeachment. Muitas vezes, temos levado o impeachment a cabo para resolver um problema sério de governabilidade”, criticou o ministro, que citou Portugal como modelo de semipresidencialismo a ser observado no Brasil.
CONGRESSO PODEROSO

Congresso Nacional terá sessão em 4 de novembro - Notícias - Portal da  Câmara dos Deputados
Gilmar Mendes disse ainda que o Congresso Nacional tem “influência enorme”, mas “baixo grau de responsabilidade” sobre as decisões que atingem o País. “Talvez a gente tenha uma oportunidade de rediscutir o sistema. Como o governo é muito carente de base parlamentar, por que não avançar para eleger um primeiro-ministro, que vai cumprir as suas funções e terá um contrato de coligação, de coalizão e fará um governo seguindo essas premissas?”, questionou.
PROPAGANDAS NO AR
Será retomada no próximo sábado (26) a veiculação de propaganda partidária gratuita em rádio e televisão em âmbito nacional. Pelo calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSOL será o primeiro partido político a veicular a propaganda. Já nos dias 1º e 10 de março, serão difundidas as propagandas do PDT e do MDB, respectivamente. A íntegra do calendário está disponível no site da Corte Eleitoral.As propagandas serão veiculadas das 19h30 às 22h30, às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos
NOVOS COMANDANTES

TSE diz que lentidão no processo de soma dos votos está atrasando a  apuração — Senado Notícias
O novo comandante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministro Luiz Edson Fachin toma posse nesta terça-feira (22). Na mesma cerimônia, Alexandre de Moraes assumirá como novo vice-presidente.Fachin e Moraes também integram o Supremo Tribunal Federal (STF), e a cerimônia desta terça será virtual em razão da pandemia. Ao fim do mandato de Fachin, Alexandre de Moraes assumirá a presidência do TSE e será o responsável por conduzir as eleições deste ano, em que serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
BOLSONARO OCUPADO
Alegando “compromissos preestabelecidos em sua agenda, e após muita expectativa, o presidente Jair Bolsonaro recusou o convite para participar da posse dos ministros do Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. O convite foi feito no início do mês em encontro presencial entre Bolsonaro e os dois ministros no Palácio do Planalto.
DEU NA MÍDIA

Por 'relações promíscuas' da Lava Jato, Sergio Moro 'vai para a lata de  lixo da história', dizem analistas
O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) defendeu nesta terça-feira (22) a união urgente dos candidatos da chamada terceira e acenou ao governador de São Paulo e presidenciável João Doria (PSDB).O ex-juiz da Lava Jato destacou que as pesquisas mostram que ele seria o representante do grupo com mais chance de vencer as eleições. Portanto, por ora, descarta desistir da disputa.
MINISTRO INCRÉDULO
Sem demonstrar muita empolgação, o ministro da Economia Paulo Guedes colocou em dúvida sua participação em um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou que haveria entusiasmo caso continue a existir o que chama de aliança entre conservadores e liberais, mas deixou em aberto o cenário caso o governo se transforme apenas em conservador. “É o que eu digo do entusiasmo. Se você tem a crença dentro se ver que essa aliança de conservadores e liberais está seguindo, você está entusiasmado. Agora, se for um governo só conservador e não tiver…”, afirmou, sem completar a frase.
EM BAIXA

Pandemia muda hábitos de consumo dos brasileiros - Recicla Sampa
A indústria de eletroeletrônicos de consumo fechou 2021 com o primeiro resultado negativo em quatro anos. As fábricas venderam para o varejo 94,1 milhões de aparelhos, volume 7,2% menor do que o do ano anterior, segundo a Eletros, a associação que reúne os fabricantes do segmento. A maior queda ocorreu nos televisores, de 15,8%, seguida pelos eletroportáteis (7%) e pelos eletrodomésticos da linha branca, como fogões, geladeiras e lavadoras, com retração de 4,9%. A única linha cujas vendas cresceram no ano passado foi a de aparelhos de ar condicionado, que avançou 7,2%, somando 4,45 milhões de unidades.
CURIOSIDADE
A data de hoje define o último palíndromo da década do formato adotado no Brasil: dia, mês, ano. Isso quer dizer que quando olharmos individualmente para os algarismos que marcam esta terça-feira num calendário gregoriano, poderemos ler a data de trás pra frente e de frente para trás da mesma forma: 2 2 0 2 2 0 2 2.O último evento do tipo aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2020. O próximo só na outra década, no dia 3 de fevereiro de 2030 (03022030).Já os palíndromos que possuem apenas dois algarismos diferentes, como o de hoje, são mais raros.
A matemática Julia Jaccoud explica que o próximo do tipo está longe de acontecer. “Teremos vários palíndromos ainda, mas todos eles com mais de dois algarismos. Já o próximo com exatamente dois algarismos só ocorrerá no século 22, no dia 21 de dezembro de 2112 (21/12/2112)”, explica.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS