29 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Frente Parlamentar de Combate ao Aborto é instalada na ALMT

Por João Pedro Marques, com Gabriel Duenhas e Emanuelle Caroline

Foi instalada na segunda-feira (15) a Frente Parlamentar de Combate ao Aborto “Pró-Vida”. Na reunião, compareceram políticos e integrantes de movimentos que visam convencer mulheres a manter gestações indesejadas ou não planejadas, entre outros membros da sociedade. No Brasil, o aborto é autorizado em apenas três casos. São eles a gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto. Nessas hipóteses, a gestante tem o direito de escolha pelo procedimento para interromper a gravidez ou por manter a gestação. A matéria é de competência exclusiva da União. As alterações legislativas, portanto, só podem ser feitas por discussão no Congresso Nacional.

Imagem: ALMT

Frente Parlamentar da Segurança Pessoal

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoveu a instalação, na segunda-feira (15), da Frente Parlamentar da Segurança Pessoal. A frente foi requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL); na prática,  trata-se da alteração na nomenclatura da Frente Parlamentar de Apoio ao Setor Armamentista. De acordo com o deputado, “a medida prestigia o direito à vida, que representa o máximo respeito que se pode dar à dignidade da pessoa humana, também previsto na Constituição. Essa Frente Parlamentar vai trabalhar para que o cidadão possa defender sua vida e também trabalhar com segurança”, revelou ele.

Imagem: ALMT

Promoção da saúde mental

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma audiência pública sobre saúde mental na segunda-feira (15), no auditório Milton Figueiredo. Profissionais da saúde, servidores públicos, políticos e representantes da sociedade civil discutiram sobre os desafios da saúde mental em Mato Grosso, na semana do Dia de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Imagem: ALMT

Maus tratos aos animais

Maus tratos cometidos contra animais domésticos, punições aplicadas nestes casos e exemplos de políticas públicas adotadas em Goiânia (GO) e que poderão servir como exemplos para Mato Grosso foram os principais temas abordados durante reunião promovida na segunda-feira (15) Câmara Setorial Temática (CST) criada na Assembleia Legislativa para estudar e debater políticas em defesa da causa animal. Eliane Montanha, tutora da cadela da raça shih-tzu, Chalotte, de oito anos, que morreu após sofrer queimaduras causadas por superaquecimento da manta térmica utilizada durante um procedimento de cirurgia no olho, compareceu à reunião. O caso teve repercussão internacional e gerou revolta nas redes sociais.

Imagem: ALMT

Cuiabá

Chácara Humaitá

O vereador Luís Claudio (PP) solicitou ao presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Vanderlúcio Rodrigues, solicitar a extensão da rede de água e esgoto no bairro Chácara Humaitá, localizado ao lado do bairro Parque Atalaia. Conforme o vereador, o local foi fundado há cerca de 25 anos, tem 30 lotes com aproximadamente 120 moradores sem acesso a rede de água e esgoto, mesmo sendo perímetro urbano.

Imagem: Câmara de Cuiabá

Fluxograma do TEA

A Comissão Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência – CDHCIPD, se reuniu nesta segunda-feira na sala de Comissões – vereador Julio Pinheiro e realizou a sua 6ª reunião. A Comissão contou com a presença de convidadas da Secretária Municipal de Saúde. As profissionais presentes na reunião foram: Andreia Freitas, psicóloga do CAPSI Adolescer Rosileide Capilé, gerente do CAPSI Adolescer Darci Silva, coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá e Fernanda Caloi, responsável técnica da coordenação da saúde mental de Cuiabá.

Imagem: Câmara de Cuiabá

Utilidade pública

A Associação Lunaar – Luta e União dos Amigos para Animais em Risco pode ser considerada de utilidade pública, caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o projeto de lei proposto pelo presidente da Câmara Municipal, Chico 2000 (PL). Por meio da proposta, a entidade sem fins lucrativos passa a ser declarada de utilidade pública na forma de Organização não governamental (ONG), constituído por tempo indeterminado com a finalidade de relevância pública e social, proporcionando cuidados aos animais resgatados em situação de risco e abandono e colocá-los em adoção responsável.

Imagem: Câmara de Cuiabá

Barra do Bugres

“Semana Municipal da Agricultura Familiar”

Foi aprovada na Sessão Ordinária desta quinta-feira, (11), o projeto de autoria da vereadora Simone Arantes (Patriota) o projeto que institui e inseri no calendário das atividades oficiais do município a “Semana Municipal da Agricultura Familiar”, a ser realizada anualmente na semana que englobe o dia 25 Julho, quando é comemorado o “Dia Internacional da Agricultura Familiar”.

Imagem: Câmara de Barra do Bugres

Nossa Senhora do Livramento

Expedição “Estado do Amanhã”

A expedição “Estado do Amanhã” já realizou formação em Gestão e Comunicação em Parcerias Sociais, para servidores municipais, gestores, voluntários, apoiadores e empreendedores de organizações da sociedade civil de oito municípios do Estado, e agora é a vez de Nossa Senhora do Livramento, nesta terça e quarta-feira (16 e 17 de maio). A programação com um total de 10 horas, contará com palestra, workshop e oficina, tudo presencial e gratuito, além de visita institucional e apresentação do projeto nas secretarias municipais e entidades. Para se inscrever basta acessar o site https://estadodoamanha.cordemato.org.br

Imagem: Câmara de Nossa Senhora do Livramento

Cáceres

Política de redimensionamento das escolas

A Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Leandro Santos (União) que solicita da prefeitura o número de alunos por turmas, nas escolas urbanas e rurais da rede municipal de ensino. O documento foi aprovado durante a sessão ordinária desta semana. O pedido tem a ver com os redimensionamentos promovidos pela Secretaria de Educação. Segundo o parlamentar, a medida tem gerado superlotação nas salas de aula.”Você vai na zona rural e as turmas estão lá, todas amontoadas: 1°, 2°, 3° e 4° ano… E aí, alguém vem me dizer que o redimensionamento não está acontecendo”, questionou o parlamentar.

Imagem: Câmara de Cáceres

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS