24 C
Cuiabá
sábado, maio 11, 2024
spot_img

Fávaro antecipa viagem a China e tenta convencer retomada das exportações de carne bovina

Por Allan Mesquita, Gazeta Digital

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), confirmou que deve antecipar sua viagem à China para tentar agilizar as negociações em torno da retomada das exportações de carne bovina após a descoberta de um caso de “mal da vaca louca” no Pará. A interrupção causa prejuízo em diversos Estados, inclusive em Mato Grosso.

Em entrevista a imprensa, o gestor adiantou que vai antecipar sua ida com a equipe técnica para a China, a fim de “deixar tudo preparado”, junto com o Itamaraty, para a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chega ao país no fim do mês.

“Estou marcando próximo ao dia 20, 22 estar lá. O presidente chega no dia 28, 29”, disse o ministro. “Agora é aguardar a China, se querem informações complementares. Se necessário, vou fazer presencialmente. Acho que assim se cria credibilidade, respeito e a oportunidade de ampliação dos mercados”, disse na última quarta-feira (10).

A China é o principal destino das exportações e, da mesma forma, a proteína do Brasil é o principal mercado para os consumidores chineses. Conforme o protocolo sanitário estabelecido entre os países, que possuem entre si a maior relação comercial da carne bovina brasileira, as exportações precisaram ser suspensa há cerca de 3 semanas.

A amostra do exame que confirmou o “mal da vaca louca” em um touro de 9 anos, criado em pasto de uma pequena propriedade no Pará, foi encaminhada para análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal, em Alberta, no Canadá, onde poderá ser confirmada a ocorrência atípica da doença.

O ministro acredita que o prejuízo dos dias sem exportar à China possa ser recuperado ao longo do ano. “Em 2021, quando o embargo superou 100 dias, o Brasil deixou de faturar em torno de R$ 13 bilhões com as exportações para a China. Neste ano, se tivermos de 15 a 20 dias de suspensão, é factível de recuperarmos ao longo do ano”, acrescentou Fávaro.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS