24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Explorando o Universo das Estufas

Por Ademir Galiztki

Qual é a principal função da estufa? Como montar uma estrutura completa? Qual é o custo por m²? Ela pode ajudar a combater pragas? Ela traz benefícios para alimentos saudáveis? Funciona bem dentro dela um sistema de irrigação? Pode-se colocar adubos líquidos junto à água potável? Como controlar a temperatura interna? Pode ser usado também os benefícios das chuvas? O plástico para estufa é especial e específico para estufa? Pode-se fazer uma estufa usando apenas sombrite? Os alimentos produzidos em estufa são mais saudáveis? Podemos usar canteiros de terra e hidroponia? A hidroponia funciona bem com uso de estufa? Quantos metros lineares pode ter uma estufa? Com uma estufa, pode-se economizar água? Quais os principais materiais usados em estufa? Qual a intensidade de pragas dentro da estufa? Dentro da estufa nascem ervas daninhas (mato)? Qual a porcentagem maior em uma produção em estufa? Dependendo do material usado em uma estufa, o custo deve variar de 3500/4000 e 5000/5500 por m², e uma estufa de bom tamanho tem que ter no mínimo 2000 m². O polietileno é o nome dado ao plástico usado em estufa para plantas, flores, fruteiras e hortaliças. É um plástico de baixo custo e boa durabilidade.

A estrutura para se construir uma boa e durável estufa pode ser de maneira tratada com ferro ou como galvanizado, no caso da madeira. A mais usada é o eucalipto tratado, existem outras várias madeiras rústicas e um pouco mais caras, aumentando consideravelmente os custos finais da sua estufa. Quando se faz uma estufa arcada, pode-se usar canos de PVC, que é um material bem flexível. Também pode-se fazer uso de bambu; usando uma técnica, o bambu pode ficar bem encorpado, ele fica bastante maleável e continua resistente. Em caso de uso de madeira, se bem tratada e colocada em buracos com enchimento de concreto, assim a durabilidade é triplicada, protegendo contra apodrecimento.

Pode-se usar também portas de concreto armado e com ferro para que o poste não venha a ser quebrado ao meio. Todo tipo de estufa necessita de entrada e saída de ar, que normalmente este ar que naturalmente circula por toda a estufa sem ser impulsionado pelos exaustores. Toda entrada e saída precisam de uma boa proteção com um tipo de tela de nylon para evitar que insetos entrem na sua estufa. Toda estufa que se preze tem que ter controle das temperaturas para que suas plantas, sejam flores, fruteiras ou hortaliças, cresçam com maior rapidez.

Toda estufa tem que ter uma estrutura que crie um ambiente de valor, ainda mais se sua região faz muito frio e às vezes até chega a nevar. O maior complicado em estufas instaladas em vários pontos do Brasil tem sido discutido muito relevantemente a entrada de insetos dentro das mesmas. Tem-se usado muito a ventilação natural para assim ficar sempre fresco no seu interior e levar o calor para fora, só assim para manter a temperatura ideal. Mas isso só é possível com o uso de um tipo de tela de proteção contra os indesejados e malvistos insetos. É costume deixar uma abertura mais no alto para tentar ludibriar, ou seja, enganar e tentar dificultar a entrada de tantas pragas. Insetos comumente são usados nestas estufas uma placa de plástico que na verdade é um material colante; quando o inseto pousa ali, ele gruda as suas patas e não mais conseguem sair. E um detalhe, este material é espalhado dentro das estufas e tem um cheiro agradável e gostoso para os insetos, por isso é bastante atrativo e acaba sendo uma armadilha para insetos.

Vamos ver o que podemos cultivar em uma estufa: hortaliças em geral, flores, tubérculos, frutos, fruteiras, ervas aromáticas. Vou dar um exemplo bem prático que tenho notado por si e que tem dado muito certo: você pega aqueles sacos de rações de cachorros de 25 kg, fura o fundo do saco para se fazer uma boa drenagem, coloque terra, substrato, folhas, húmus de minhoca, farinha de osso, palha de arroz que vem da baia de cavalos ou cascas de arroz carbonizadas, misture tudo muito bem e coloque nestes sacos de rações, enche mais ou menos até a metade do saco e aí é só plantar. Você pode fazer várias carreiras ou filas em cantos de estufa e plantar muitas coisas gostosas, como por exemplo, tomate, tomate cereja, pepino conserva, ervilha, couve, manteiga, gilo, berinjela, pimentão, pimenta, salsão, alho-poró, salsinha, cenoura, beterraba, nabo, hortelã, etc.

Você também pode pegar este mesmo saco e enrolar e deixá-lo deitado tipo um formato de um saco de cimento, vede a boca dele esforçando com madeira ou tijolos, já que o fundo é lacrado não tem como sair a terra e os adubos. Depois do saco deitado e cheio de terra, você faz quatro furos de 8 a 10 centímetros cada e pode plantar mil e uma novidades como estas que relatei no texto. Algumas O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha, formando correntes de convecção, com massas de ar quente subindo e massas de ar frio descendo. O calor que vem do sol aquece a massa de ar quente que sobe do teto da estufa e não se perde porque ele é aprisionado.

Fonte: www.RevistaAgropecuaria.com.br. É bastante prazeroso plantar e colher e consumir produto 100% orgânico.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS