36 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Ex-secretário do Meio Ambiente é a favor da duplicação do Portão do Inferno

Da Redação- Jean Gusmão 

O advogado José Lacerda, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado e atual suplente do senador Carlos Fávaro (PSD), esteve presente na última sexta-feira (12) na inspeção do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Ele participou da fiscalização junto com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo.

Durante a inspeção, Lacerda mostrou seu posicionamento referente à atual situação em que se encontra o local, fazendo críticas ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), além de se declarar favorável à duplicação da via e a estadualização do Parque.

José Lacerda conversou com a equipe de reportagem da RDM. Confira abaixo:

 

RDM: José Lacerda, fala um pouquinho sobre essa situação. O que o senhor está achando sobre o Portão do Inferno?

 José Lacerda: Bom, primeiro, que é um problema antigo; essa pista já deveria estar duplicada há anos, e essa questão deste ponto estrategicamente, deste único ponto, também já era para estar solucionada há anos, mas cada hora é um obstáculo, uma hora é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, (ICMBio) que bota obstáculo, outra hora é o Ibama, outra hora é o Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional, (Iphan), outra hora é o próprio estado e a união. Então, na realidade, o seguinte: nós estamos tratando aqui hoje de vida humana. A não liberação dessa estrada está prejudicando a vida humana, a atividade econômica do estado, do Brasil e a vida humana. Então, nós precisamos ter uma solução definitiva. Isso, eu quero parabenizar o Conselheiro Sérgio Ricardo pela iniciativa que tomou de reunir, de vir aqui em Logo e tomar uma decisão. Essa pista não pode ficar interditada; é um absurdo. Essa pista tem que ser duplicada desde Cuiabá até a Chapada. Eu acho que o que nós precisamos fazer é exatamente melhorar esse tráfego e melhorar para que a cidade de Chapada não seja prejudicada.

 

RDM: O senhor é a favor da nova estrada, BR-030, que estão tentando fazer e colocar em projeto? Juntamente, a Janaina Riva também já pronunciou que é a favor de ter a nova via para vir até a Chapada dos Guimarães.

 José Lacerda: Todas as vias são importantes. Se tiver uma, duas, três ou quatro rodovias, é melhor. A população tem direito de ir e vir, e as verbas públicas servem para isso. Então, essa estrada aqui precisa estar sendo incluída para duplicação, e as outras duas que estão em fase de estudo e licitação também precisam ser executadas.

 

RDM: E como o senhor vê em relação ao ICMBio, referente a esse estado?

 José Lacerda: O ICMBio tem tentado impedir. O governo do estado assumiu o parque, mas o ICMBio não tem dinheiro para cuidar do parque até hoje. Já passaram 30 anos, e os proprietários do Parque da Chapada não receberam as indenizações. Então, eu acho que cada passo é um passo. Eu acho que cada órgão tem que ter responsabilidade e entender que a vida humana faz parte do meio ambiente.

 

RDM: Senhor é a favor da estadualização do Parque?

 José Lacerda: Sim, o governo do estado tem capacidade financeira de cuidar; já provou que tem capacidade financeira para cuidar. Tem o interesse do governador Mauro Mendes estadualizar o parque. Isso é extremamente importante, até para regularizar, porque este Parque da Chapada não está regularizado hoje.

 

RDM: Manda uma mensagem para todos que estão nos acompanhando

 José Lacerda: Bom, primeiro, parabenizar a equipe, sua equipe, a equipe da RDM. Parabenizá-lo, você, pelo profissionalismo, e pedir a Deus que ilumine todas essas autoridades que estavam aqui presentes para que encontrem uma solução o mais breve possível. Não dá para esperar mais um ano, dois anos, estudo do Iphan, estudo do ICMBio, estudo de não sei quem. A sociedade aqui em Chapada e Cuiabá, que são os dois municípios mais atingidos, dependem desta rodovia para sobreviver.

 

RDM: Inclusive, foi falado que, apesar dessa situação que está acontecendo de interdição, está faltando o abastecimento de alimento na cidade.

 José Lacerda: Não tem meio de transporte, onde não tem comunicação, vai faltar comida, vai faltar água, né? Vai faltar atividade econômica para gerar emprego e renda. As pessoas vivem de emprego e renda, as pessoas não vivem de brisa.

 

RDM: Umas das alternativa seria por Campo Verde, que  chega a 200 km de distância.

 José Lacerda: Esta é uma alternativa das pessoas estarem passando. A minha pergunta é a seguinte: essa é a melhor alternativa, ou é uma delas, quando, pela incompetência do estado brasileiro, deixou chegar a esta situação? Pela incompetência do estado brasileiro.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS