Estados Unidos reafirmam apoio ao ingresso do Brasil na OCDE

Na principal reunião ministerial da OCDE, realizada nesta semana, em Paris, os Estados Unidos reafirmaram apoio ao ingresso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Atualmente, todos os 36 membros da OCDE apoiam a nossa entrada, fruto da confiança no novo Brasil que estamos construindo, mais livre, aberto e justo”, disse o presidente da República, Jair Bolsonaro, em suas redes sociais.

Em Paris, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, reconheceu o avanço do apoio e falou sobre a participação da reunião. “Ouvimos todo tipo de palavra de apoio, todo tipo de palavra de reconhecimento de que é um avanço que se espera. É algo que vai contribuir para organização”, afirmou.

Em março, o presidente americano, Donald Trump havia declarado apoio ao Brasil durante visita de Jair Bolsonaro à Washington.

O que significa para o Brasil participar da OCDE?

A Organização representa ao país um selo de qualidade internacional que aumentará a credibilidade do Brasil, impulsionando investimentos, abertura comercial e a geração de empregos. Isso significa o alinhamento do Brasil às melhores práticas de políticas públicas no mundo.

O que é a OCDE?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, com sede em Paris, França, é uma organização internacional que reúne as economias mais avançadas do mundo, bem como alguns países emergentes como a Coreia do Sul, o Chile, o México e a Turquia.

Foi fundada em 14 de dezembro de 1961, sucedendo a Organização para a Cooperação Econômica Europeia, criada em 16 de abril de 1948. É um fórum em que os governos podem trabalhar juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns. Dedica-se à pesquisa e a estudos para o aperfeiçoamento das políticas públicas nas mais diversas áreas e à troca de experiências entre países membros e parceiros.

A OCDE tem como valores básicos a liberdade e a democracia, mesmos princípios seguidos pelo atual governo.

Fonte: Planalto

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile