26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Entidades ligados ao agronegócio de MT repudiam questões do Enem que critica setor e pedem anulação 

O setor agropecuário é um dos principais pilares da economia brasileira, contribuindo com cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Da Redação – Vanessa Alves

Entidades ligadas ao agronegócio de Mato Grosso se posicionaram repudiando questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último domingo (5), onde critica a “lógica do agronegócio” no Cerrado. A crítica ao agronegócio foi interpretada por alguns como uma tentativa de demonizar o setor, que é um dos principais responsáveis pela economia brasileira. 

Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), as questões foram de cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico. Em nota, a FPA diz aguardar  posicionamento urgente do governo federal para anulação das questões.

“Negacionismo científico contra um setor que, além de trazer a segurança alimentar ao Brasil e ao mundo, é a massificação de mentiras. O setor agropecuário representa toda a diversidade da agricultura: pequenos, médios e grandes.”, diz trecho da nota. 

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), João Martins, afirmou que a questão “é leviana e enviesada” e que “não reflete a realidade do agronegócio brasileiro”.

Já a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), afirmou ser um completo absurdo elaborar questões que não servem para avaliar conhecimento, mas sim para acusar, sem fundamento, toda a agropecuária nacional.

“A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), não concorda com esse tipo de abordagem ideológica patrocinada pelo Ministério da Educação (MEC) e se encontra à disposição para discutir esses temas somente à luz do embasamento científico e nos resultados de pesquisas sérias feitas por entidades como a Embrapa e referendadas por várias instituições mundo afora, inclusive a NASA.”, afirmou a associação por meio de nota.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) também emitiu nota de repúdio sobre as questões do Enem. 

“Famato vem a público manifestar sua indignação ao Governo Federal pela utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma ferramenta educacional com o propósito de avaliar a qualidade do ensino médio e preparar estudantes para o ensino superior, como meio para criminalizar o setor essencial para a segurança alimentar mundial – o Agronegócio”. 

Segundo a entidade, o teste trouxe, destemidamente, ataques ao agronegócio e críticas ao capitalismo. “O que mais nos preocupa é a falta de conhecimento técnico e o despreparo dos entes envolvidos na elaboração da prova. Estamos falando de uma prova que avalia e prepara estudantes para ingressarem no ensino superior. E qual o perfil dos profissionais que queremos formar? De qual educação estamos falando?”. 

Vejas as questões: 

Produção agropecuária no Brasil

O setor agropecuário é um dos principais pilares da economia brasileira, contribuindo com cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, e a produção agropecuária brasileira vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor bruto da produção agropecuária (VBP) do Brasil em 2022 foi de R$ 1,2 trilhão, um aumento de 11,1% em relação a 2021. O crescimento foi impulsionado pela alta nos preços das commodities agrícolas, como soja, milho e algodão.

Na agricultura, a soja é a principal cultura agrícola do Brasil, representando 34,5% do VBP agropecuário em 2022. A safra de soja brasileira na safra 2021/2022 foi de 138,8 milhões de toneladas, um aumento de 9,6% em relação à safra anterior.

Na pecuária, o rebanho bovino brasileiro é o maior do mundo, com um total de 234,3 milhões de cabeças. A produção de carne bovina brasileira em 2022 foi de 12,4 milhões de toneladas, um aumento de 2,9% em relação a 2021.

Produção agrícola de Mato Grosso

Mato Grosso é o estado brasileiro com maior valor bruto da produção agropecuária (VBP), com um total estimado de R$ 204,4 bilhões para 2023. O estado é responsável por 16,4% da receita nacional do setor, sendo o principal produtor de soja, milho, algodão e bovino do país.

A produção agrícola de Mato Grosso é liderada pela soja, que representou 51,3% do VBP agropecuário do estado em 2022. A safra de soja de Mato Grosso na safra 2021/2022 foi de 38,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,1% em relação à safra anterior.

O milho é a segunda cultura mais importante em Mato Grosso, representando 21,3% do VBP agropecuário do estado em 2022. A safra de milho de Mato Grosso na safra 2021/2022 foi de 12,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 11,4% em relação à safra anterior.

O algodão é a terceira cultura mais importante em Mato Grosso, representando 10,3% do VBP agropecuário do estado em 2022. A safra de algodão de Mato Grosso na safra 2021/2022 foi de 1,4 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 12,5% em relação à safra anterior.

A pecuária é também um setor importante em Mato Grosso, representando 27,4% do VBP agropecuário do estado em 2022. O rebanho bovino de Mato Grosso é o maior do país, com um total de 34,2 milhões de cabeças.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS