26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Empreendedorismo feminino em Mato Grosso ganha força e transforma vida de mulher 

O reconhecimento e o apoio a essas empreendedoras são essenciais para promover a igualdade de oportunidades e construir um futuro mais próspero para todos. 

Vanessa Alves

O empreendedorismo feminino ascende como uma força transformadora, impulsionado por mulheres que desafiam estereótipos e constroem seus próprios negócios. Mais do que uma mera estatística, esse movimento representa a busca por autonomia, realização pessoal e profissional, e a construção de um futuro mais equitativo.

O empreendedorismo feminino vem conquistando avanços significativos. Cada vez mais mulheres assumem o protagonismo de suas vidas e carreiras, inspirando outras a seguirem seus sonhos. O reconhecimento e o apoio a essas empreendedoras são essenciais para promover a igualdade de oportunidades e construir um futuro mais próspero para todos. 

As mulheres empreendedoras desbravam diversos nichos, desde áreas tradicionalmente femininas, como moda e beleza, até setores dominados por homens, como tecnologia e construção civil. Seus projetos inovadores refletem seus valores e prioridades, focando em sustentabilidade, impacto social, empoderamento feminino e soluções criativas para problemas reais. 

Empreendedorismo feminino e a transformação no cenário empreendedor

No Brasil existem cerca de 9 milhões de mulheres empreendedoras, equivalente a 41% do universo de donos de negócios. No estado de Mato Grosso as mulheres empreendedoras representam 37% do total de empreendedores, equivalente a pouco mais de 164 mil mulheres empreendedoras e donas de negócios

Conforme a gestora do Núcleo de Empreendedorismo Feminino do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), do Sebrae MT, Danielle de Jesus, muitas dessas mulheres enfrentam dupla ou até tripla jornada, para conseguir se destacar e ter seu próprio negócio e esse é o principal desafio enfrentado por elas. Pois 17% dessas mulheres, possuem mais de 50 anos e tem que conciliar os cuidados com a casa, dos filhos e ainda de seu negócio.

Para Danielle,  a quantidade de mulheres donas do seu próprio contribui e muito para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, pois está expandindo cada dia mais. Do total dessas empreendedoras, 46% são provedoras de seu lar, ou seja, dependem totalmente de sua renda para sobreviver. 

Entre os principais setores de atuação das mulheres empreendedoras estão no comércio varejista, como vendas de roupas e acessórios, atuam na área da beleza como cabeleireira e manicure, alimentos e bebidas fora do lar e vendas de produtos de saúde e beleza. 

Perfil da mulher empreendedora

O Sebrae MT elaborou uma pesquisa para analisar o perfil das empreendedoras, e mostra o quanto o empreendedorismo feminino em Mato Grosso está em ascensão, com uma grande quantidade de mulheres iniciando seus negócios (empresas nascentes). Refletindo diferentes estágios de crescimento e estruturação. 

Conforme a pesquisa, foi analisado que, 58% das mulheres possui entre 31 a 50 anos, 75% são mães e 69% são casadas, ou seja, o maior desafio enfrentado é conciliar a vida profissional com a maternidade

Na análise, a relação entre a educação, renda e empreendedorismo ressalta a importância da instrução como um impulsionador crucial do empoderamento feminino. Além disso, evidencia o impacto significativo do empreendedorismo no suporte familiar, especialmente quando a empresa se converte na principal fonte de renda do lar.  

Neste perfil, a pesquisa mostrou que 58% das mulheres analisadas terminaram o ensino médio e 46% são provedoras do sustento em seu lar e 30% alcançaram o ensino superior. 

Em relação ao perfil das donas de negócios (formais e informações) em Mato Grosso, foram analisados que 53% das mulheres atuam sozinhas, 26% tem um funcionário, 43% tem seu negócio em sua própria casa e 75% das empreendedoras que tem o seu negócio dentro do lar são mães. 

Sobre quais os principais motivos para empreender, 49% afirmaram que decidiram empreender em busca de liberdade financeira e autonomia. Esse dado ressalta também o desejo de controlar o próprio destino e alcançar uma maior realização pessoal e profissional através do empreendedorismo. 39% iniciaram seus negócios devido a necessidade financeira ou a falta de oportunidades no mercado de trabalho tradicional e 35% empreendem buscando realizar seus sonhos e fazer o que amam. Essa motivação reflete uma tendência crescente de buscar propósito e significado no trabalho. 

Sobre quais as principais barreiras ao iniciar o negócio, 49% citaram a concorrência acirrada como uma das principais barreiras ao iniciar seus negócios, 22% mencionaram a falta de experiência e 17% relataram a dificuldade em conciliar a gestão da empresa com as responsabilidades familiares.  

Apesar do crescimento, as mulheres ainda enfrentam obstáculos específicos no mundo dos negócios. A desigualdade de gênero se manifesta na dificuldade de acesso a crédito, menor remuneração para o mesmo trabalho, falta de representatividade em cargos de liderança e a persistência de estereótipos sexistas. 

Sebrae Delas 

Sobre apoio e incentivo para essas mulheres, Danielle de Jesus explicou que o Sebrae possui programas onde desenvolve estratégias de atuação com o Empreendedorismo Feminino no estado em diversas frentes, como o Sebrae Delas, que tem como principal objetivo apoiar e incentivar a jornada empreendedora de mulheres, por meio da criação de espaços de formação e promoção do empreendedorismo de forma igualitária. 

“O Sebrae  inspira e ajuda mais mulheres a empreenderem e quer que esse número aumente ainda mais com o passar dos tempos”. 

Ao todo 12 cidades de todas as regiões do Estado já integram o programa. Além de Cuiabá, o Sebrae Delas já foi lançado em Rondonópolis, Alta Floresta, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Confresa, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cáceres. Em 2024, outras cidades devem ser contempladas com a ação de fomento ao empreendedorismo.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS