27 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

Em posse, Tebet diz que “divergências” com equipe econômica vão somar

A ex-senadora Simone Tebet toma posse, nesta quinta-feira, como ministra do Planejamento e Orçamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ex-parlamentar, que chegou a concorrer à Presidência contra o petista, ocupará um dos três ministérios cedidos ao ao MDB e uma das pastas mais importantes do Executivo nacional. A cerimônia de posse teve início por volta das 10h, no Palácio do Planalto. “Gratidão. Essa é palavra que eu gostaria que ficasse registrado como a primeira palavra que sai não só da minha boca, mas do meu coração e da minha alma”, começou Tebet, agradecendo a Deus e a Lula. “O Ministério do Planejamento trata do futuro, mas também do presente. O planejamento fala do futuro do Brasil que queremos ser, por isso, repito, inicio as minhas palavras agradecendo”, continuou.

PRISÃO POR FRAUDE

O empresário e influenciador digital Maciel Carvalho, 41 anos, é o principal alvo da Operação Falso Coach, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Investigado pelos crimes de posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo, ele foi preso em Águas Claras, uma região administrativa do DF, na manhã desta quinta-feira. As apurações mostram que o suspeito teria usado documentos falsos para comprar um arsenal de armas. Com mais de 420 mil seguidores, o blogueiro já deu entrevista ao lado de Jair Renan, filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, Maciel se apresentou como advogado e ex-pastor de uma igreja Assembleia de Deus. O atirador também se diz coach e empreendedor.

BANCADA DO AGRONEGÓNICO

Apesar de Marina Silva estar no comando do Ministério do Meio Ambiente, a bancada do agronegócio acredita que passará, no Senado, o projeto de lei que muda as regras para aprovação de defensores agrícolas. O texto, que ficou conhecido entre ambientalistas como “PL do Veneno” e tem Marina como opositora, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022 e aguarda para ser votado pelos senadores no plenário. Segundo interlocutores do novo ministro da Agricultura, Carlos Favaro, o projeto deverá ter o apoio da pasta para ser aprovado.

TRÁFICO NA BOLÍVIA

Não estava nos meus planos', diz Almir Sater sobre volta às novelas

O avião roubado do cantor e ator Almir Sater pode ter sido usado pelo tráfico de drogas na Bolívia. É o que suspeita a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Na madrugada de 6 de setembro de 2021, três aeronaves foram roubadas em um “arrastão” na cidade de Aquidauana (MS). Uma delas, modelo Sky Lane, era de Almir Sater. Seis suspeitos de envolvimento com o assalto foram presos, mas o avião não tinha sido recuperado. A novidade nessa história aconteceu no final do ano passado, quando houve uma grande apreensão de aeronaves no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A delegada Ana Cláudia Medina revelou ao G1 do Mato Grosso do Sul que esses aviões apreendidos podem ser os mesmos roubados em Aquidauana.

USO INDEVIDO DO SISTEMA ELETRÔNICO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu investigação após um usuário cadastrado entrar no sistema eletrônico para expedir mandado de prisão contra Alexandre de Moraes. A Polícia Federal também investiga o caso. Como a coluna revelou nesta quarta-feira, o sistema oficial do CNJ registrava a expedição de mandado de prisão de Moraes em ato que, segundo o documento, teria sido determinado pelo próprio ministro do STF. Depois desse episódio, o CNJ restringiu acessos à plataforma. “O Conselho Nacional de Justiça identificou inconsistência ‘fora da padrão’ no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, introduzida por usuário regularmente cadastrado no sistema.

ANTIRREFORMA DA PREVIDÊNCIA

Lupi recua de 'antirreforma', mas quer rever injustiças na Previdência

Crítico da reforma da Previdência aprovada em 2019, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está diante de “uma escolha de Sofia”. Se decidir embarcar no tom eleitoreiro e desfazer parte das mudanças aprovadas quase quatro anos atrás, o novo chefe do Executivo estará abrindo mão de recursos que poderiam reforçar outras promessas de campanha. O tema é controverso até dentro do governo. Na última terça-feira, o novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, fez críticas contundentes à reforma no sistema de aposentadorias. Em seu discurso de posse, Lupi prometeu constituir uma comissão “antirreforma” para revisitar pontos alterados pela PEC de 2019.

MENOS FALAÇÃO E MAIS TRABALHO

Dê-se um desconto: tem ministro que sequer tomou posse. É o caso de Simone Tebet (MDB-MS), do Planejamento, que hoje tomará posse. Só ontem foram empossados mais dois: Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Dê-se outro desconto: em um governo centralizador como foi o passado, só o presidente falava, e na maioria das vezes dizia besteiras. Ou então alguém designado por ele. Paulo Guedes, da Economia, sentia-se à vontade para falar e muitas vezes dizia besteiras. Era um desses apaixonados pela própria voz.

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS