25 C
Cuiabá
domingo, maio 12, 2024
spot_img

Em meio a nova crise com o mercado, Lula desiste de Mantega na Vale e ações da mineradora voltam a subir

Por João Pedro Marques

 

Recuo de Lula em relação a Mantega turbina ações da Vale

A pretensão do presidente Lula de indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para a presidência da Vale gerou nova crise do governo com o mercado. Para contornar, o petista desistiu da nomeação. Lembrando que a Vale, mesmo privatizada, tem o governo brasileiro com o maior acionista, o que lhe daria o direito de indicar o presidente. Mas a tradição dentro da empresa, desde a desestatização, é uma indicação independente. Por conta da noticia da desistência, as ações da Vale aceleraram o movimento de alta a partir do início da tarde desta sexta (26).

PL deve manter candidaturas de Ramagem e Jordy

Mesmo sendo alvos de investigações recentes da Polícia Federal, os deputados federais Alexandre Ramagem e Carlos Jordy, pré-candidatos, respectivamente, às prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, devem continuar na disputa. O PL, no qual ambos são filiados, anunciou que eles estão mantidos no páreo. O líder do PL na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (RJ), afirmou que a operação é uma “perseguição”. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, seguiu no mesmo tom, dizendo que a operação “pode acabar elegendo o Ramagem com mais facilidade no Rio de Janeiro”. Já Jordy diz que é “mais pré-candidato do que nunca” em Niterói e vai “vencer essa eleição”.

Inclusão digital do TJMS permite atendimento internacional na Carreta da Justiça

A inclusão digital tem desempenhado um papel fundamental na modernização e eficiência da prestação jurisdicional, permitindo que pessoas de diferentes lugares tenham acesso à Justiça de forma ágil e eficaz. Essa é uma das prioridades do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, presidido pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, que busca constantemente inovar em suas práticas para atender às demandas da sociedade. A Carreta da Justiça tem garantido esse serviço aos cidadãos do Estado.

Vidas transformadas com soluções judiciais

Percorrendo diversas cidades, a Carreta da Justiça transforma vidas com a solução de questões judiciais de forma remota. Por exemplo: um divórcio consensual foi realizado entre uma parte que se encontrava na França e outra em Alcinópolis (MS), graças à utilização das ferramentas digitais disponibilizadas pelo TJMS. Outro caso que merece destaque é o de um processo de pensão e guarda, solucionado, no qual a mãe das crianças residia em Costa Rica (MS) e enfrentava dificuldades para comparecer às audiências.

Carreta da Justiça é um mini Fórum

A Carreta da Justiça é uma miniatura de um fórum, com gabinete de juiz, sala para promotor e defensor público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção das pessoas. Seu principal objetivo é aproximar o Judiciário da população, levando os serviços judiciais a locais que antes não tinham acesso a essa estrutura, proporcionando cidadania e empoderamento às pessoas que nunca tiveram contato com a atividade judicial e judiciária em sua própria cidade.

Caso Abin: relatório lista 1,8 mil pessoas monitoradas

A Polícia Federal solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a retirada do sigilo de um relatório completo sobre o esquema de espionagem ilegal montado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Moraes ainda não respondeu. O relatório traz detalhes de como funcionou o esquema de espionagem que funcionou entre 2019 e 2021 contra críticos ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo 1,8 mil pessoas, entre políticos, jornalistas e ministros do Supremo foram monitorados pela Abin “paralela”

Projeto estimula mulheres a consultarem antecedentes criminais de parceiros

Conhecer o histórico de eventuais agressões ou condutas agressivas daquele “crush”, do namorado ou de outros relacionamentos pode ajudar mulheres a se protegerem de relações violentas. Essa é a premissa de um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal na última semana. De autoria da procuradora especial da Mulher, deputada Doutora Jane (MDB), a proposta quer estimular as mulheres a consultarem os antecedentes criminais de seus parceiros, a fim de prevenir situações de risco.

FRASE DO DIA

“Nós queremos que elas sejam mesmo redes sociais e não redes antissociais, que sejam instrumentos da melhor política e não contra a política democrática”.

Da ministra Cármem Lúcia, do Supremo, que vai comandar o Tribunal Superior Eleitoral durante os pleitos municipais.

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS