33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Em caso de estar em um voo em um acidente aéreo: você está preparado?

Ademir Galiztki 

Em caso de estar em um voo em um acidente aéreo, você está preparado, e coloco preparado nisso, são muitos os preparativos. Um dos primeiros preparos é se organizar para socorrer os feridos. Isto é, se não estiverem todos mortos. Suponhamos que só você esteja vivo. Em primeiro lugar, percorra toda a aeronave para ver como estão todos os passageiros e, se necessário, já dê início aos primeiros socorros. Pronto, você constata que todos estão mortos. Calma, muita calma nesta hora. Afinal, você está vivo. Está perdido, mas está vivo. Vamos organizar as coisas. Sei que não vai ser fácil esta experiência, só você vivo. O piloto, copiloto, seus comissários de bordo, todos mortos. Calma, menos mal. Você não tem parentes naquele trágico voo. Raramente um acidente aéreo acontece em plantações de cana, milho, arroz ou soja, onde geralmente são terrenos planos e sem tocos ou árvores. Quando um avião cai em mata fechada, o estrago é muito maior do que em uma área. Os destroços da aeronave ficam em maior evidência devido às centenas de troncos grossos das enormes árvores. E sem contar que, na maioria dos acidentes, acontecem em lugares de difícil acesso. E pior ainda é quando, após a queda do avião, ele explode e pega fogo.

Em primeiro lugar, é necessário se organizar, tomar pé da situação grave em que você se encontra. No momento após a queda, começa o desespero, a agonia, o medo, a dor e o choro, é inevitável. Comece a orar para que as buscas comecem logo e que as equipes de buscas encontrem logo o avião acidentado. Você já assistiu ao filme do avião que caiu na Argentina? Chamam os sobreviventes dos Andes. Só foram resgatados onde alguns dos sobreviventes só conseguiram ser encontrados vivos porque comeram carne humana e os corpos foram conservados devido às altas temperaturas e serviu de alimento. Neste caso, eles não tiveram outra alternativa, ou se alimentavam de carne humana ou iam a óbito. Voltando agora para você, que é o sobrevivente deste voo. Neste acidente em específico, o clima e outros fatores após alguns dias, os corpos já vão começar a incomodar. Você terá duas ou três opções. Primeiro, enterrar os corpos, se retirar do local para uma certa distância, construir um abrigo, levando roupas, cobertores e alguns pertences. Ver se entre as bagagens tem algum alimento, e só alimento, pois não adianta ter dinheiro, pois dinheiro é a última coisa a servir nesta ocasião. Verificar se entre o piloto, copiloto ou passageiro, quando você não tem algum tipo de fósforo ou isqueiro. Se não, você irá ter que aprender a fazer fogo dos primórdios tempos dos ancestrais ou dos índios. Para isso, usar madeiras para dar início às primeiras chamas. Para assim, se aquecer, espantar insetos, ferver água ou até cozinhar alguns alimentos. Afinal, você está como único sobrevivente de acidente aéreo, sozinho, viva, mas sozinho.

Em particular, assisto a muitas séries onde ensinam os primeiros passos para você sobreviver em caso extremo onde você se encontra perdido, desesperado, despreparado e sem recursos aparentes. Aí vem o medo, as intempéries das noites, os insetos peçonhentos, as feras das matas, o cheiro de carne humana, tudo ao mesmo tempo, a fome, a sede, o despreparo, pois a gente nunca está preparado para enfrentar uma situação como esta. Você vai ter que aprender a pescar sem anzol, sem linha, sem isca, sem nenhum tipo de ferramenta. Vai ter que caçar sem facão, foice, machado, espingarda, arco e flecha. Uma alternativa é improvisar em tudo, procurar por moluscos, ninhos de pássaros, mel de abelha, cobras que são fáceis de serem abatidas e também procurar por frutos diversos. O único lado que lhe será favorável serão as roupas e cobertores que os passageiros carregavam quando vão viajar. Uma dica deste colunista: ao construir um abrigo, se preocupe com o teto para que não chova dentro. Faça uma cama suspensa devido às formigas e pequenos insetos. Mantenha uma fogueira sempre acesa, pois quando não se tem fósforo, isqueiro ou uma pederneira e principalmente quando não se tem um objeto de fazer fogo, aí tudo fica mais complicado.

Se você resolver sair do local, procure fazer uma demarcação para você não se perder ainda mais. Se você não tiver experiência anterior de andar sozinho pelos matos, é melhor que você permaneça no local. A primeira providência a ser tomada é procurar uma clareira. Mas se não tiver clareira, mesmo assim, faça grandes fogueiras e quando as chamas estiverem grandes, coloque sobre as chamas muitas folhas verdes para fazer bastante fumaça. Isto serve de alerta para mostrar onde você se encontra para as equipes de busca. E de vez em quando, faça o máximo de barulho possível para chamar a atenção dos patrulheiros e salva-vidas.

Outra dica: ore, peça a Deus que te ajude a sair desta, peça proteção e ore pela vida de todos os passageiros que se encontravam dentro do avião e depois viraram estrelinhas. E nunca deixe de agradecer a Deus pela sua vida.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS