25 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Eleições 2024 em pauta, tumulto durante CPMI, duplicação de rodovia e demarcação de terras indígenas

João Pedro Marques, com Vanessa Alves (Cuiabá) e João Negrão (Brasília)

Simona na corrida

Na corrida pela Prefeitura de Cuiabá em 2024, a deputada federal Gisela Simona aparece na mídia afirmando o interesse de ser escolhida pelo seu partido, o União Brasil, pela vaga de cândida a chefe do executivo municipal nas próximas eleições.

O partido já tem outros dois pré-candidatos à prefeitura da capital mato-grossense: o deputado estadual, Eduardo Botelho; e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Christiano Antonucci/Secom

Mas, segundo Simona, não há uma “guerra” no partido, como vem anunciando alguns sites de notícias. Conforme a deputada, haverá um consenso pela escolha e até janeiro o partido terá um nome.

Abílio volta a tumultuar

O deputado federal Abílio Brunin (PL), voltou a causar tumulto na durante uma sessão na Câmara dos Deputados. A alguns colegas de parlamento, o deputado fazia gestos com a mão e chegou a mudar de lugar para provocar os presentes.

Edilson Rodrigues/Agência Senado

As ações ocorreram na tarde desta terça-feira (1º), durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) de 8 de janeiro, onde prestava depoimento o ex-chefe o GSI Saulo da Cunha.

Jayme debate duplicação

Diante da necessidade da duplicação da Rodovia dos Imigrantes, no trecho entre o Trevo do Lagarto (Várzea Grande) e o Distrito Industrial, em Cuiabá, o senador Jayme Campos (União-MT), liderou uma comitiva de parlamentares e autoridades para debater o assunto junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na reunião, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, garantiu ao senador que as obras serão realizadas pela Nova Rota, empresa sucessora da Rota do Oeste, que detinha a concessão da BR 163.

Entre os assuntos debatidos foi a necessidade de que a duplicação seja colocada como prioridade e recebeu a confirmação de que a obra, de fato, integra o pacote de responsabilidades da nova concessionária, constituída com a aquisição do controle acionário pela MTPar.

Margareth debate demarcação de terras

Para debater as demarcações de terras indígenas em Mato Grosso, senadora e coordenadora da bancada federal de Mato Grosso, Margareth Buzetti (PSD-MT), se reuniu nesta quarta 902.08) com os parlamentares do Estado, o governador Mauro Mendes e representantes do setor agropecuário. A discussão foi sobre os impactos que a medida poderá causar na economia de Mato Grosso.

A senadora esteve junto com a presidente da Funai Joênia Wapichana nesta terça-feira (01), levando a preocupação dos parlamentares de Mato Grosso com o estudo que poderá demarcar 360 mil hectares de uma terra indígena entre Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará. A presidente da Funai adiantou que o estudo está na fase de receber contestações, pelo período de três meses.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS