Os sites de Americanas, Submarino e Shoptime foram retirados do ar pela Americanas S.A., holding que gerencia os três e-commerces, depois que um “acesso não autorizado” foi identificado nos servidores.
A empresa ainda não confirmou que houve um ataque hacker e nem informou, até o momento desta publicação, se dados pessoais de clientes dos três sites foram comprometidos.
O que os clientes podem fazer?
Neste cenário de incertezas, o ideal é se precaver para que um possível vazamento de dados não termine em prejuízo financeiro para os clientes. Fabio Covolo Mazzo, especialista em cibersegurança e chefe de arquitetura de software na empresa de tecnologia CTC, aconselha os clientes de Americanas, Submarino e Shoptime a realizarem duas ações simples.
A primeira delas é bloquear temporariamente os meios de pagamentos que estavam salvos em qualquer uma dessas plataformas. Para isso, é necessário entrar em contato com a instituição financeira, já que cada uma funciona de um jeito – em alguns bancos, o processo é bastante simples e pode ser feito diretamente no aplicativo. Desta forma, se cartões de créditos forem expostos em um possível vazamento, os clientes não serão prejudicados financeiramente.
A segunda dica é trocar as senhas de outras plataformas que utilizem as mesmas credenciais. Por exemplo, se você utiliza a mesma senha na Americanas e no seu e-mail, troque a senha do e-mail. Assim, se a credencial for vazada, cibercriminosos não conseguirão ter acesso às suas contas em outras plataformas.
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Cuidado com os golpes
Além desses dois cuidados básicos, Fabio também alerta que é importante que os clientes fiquem atentos para possíveis tentativas de fraudes. “A gente ainda não tem como saber a extensão dos danos”, afirma o especialista, que acredita ser possível que dados pessoais como CPF, endereço, senha, número de telefone e cartão de crédito tenham sido expostos.
Com dados como esses em mãos, cibercriminosos conseguem aplicar os mais diversos golpes. Por isso, é hora de ficar atento a ligações, e-mails e contatos suspeitos. Uma fraude bastante comum, alerta Fabio, é aquela na qual os hackers fingem ser do serviço de atendimento ao cliente de alguma marca famosa e, com dados dos clientes em mãos, conseguem fazer com que o contato pareça real, adquirindo ainda mais informações e conseguindo roubar dinheiro. Por isso, neste momento, todo e qualquer comportamento suspeito deve ser motivo para a dúvida.
O que diz a Americanas
Por enquanto, a Americanas não deu informações a respeito de possíveis vazamentos de dados, mas disse que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível” e que “trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”. Confira o posicionamento completo do grupo:
“A Americanas informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”.