35 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Dois jovens estreantes no fisiculturismo ganham medalhas em torneio realizado em Cuiabá

No torneio, os competidores são avaliados pelos jurados através do corpo mais bem definido e da simetria muscular.

Por Jean Gusmão 

Dois jovens de 18 anos, moradores do bairro Pedra 90, em Cuiabá, ganharam medalhas em torneio de fisiculturismo estadual. Gabriel Ribeiro e Yuri Velada, competiram nas categorias Classic Physique e Men’s Bodybuilding, ficando com o 1º e 2º lugar, respectivamente.

O torneio Pantanal Contest foi realizado no dia 21 de outubro, na capital e contou com duas categorias, sendo profissional e amador, masculino e feminino, com idade entre 16 e 45 anos, reunindo mais de 200 atletas de cada região de Mato Grosso. A premiação foi feita por troféus e dinheiro para cada posição no pódio.

No torneio, os competidores são avaliados pelos jurados através do corpo mais bem definido e da simetria muscular. Se o atleta atender a esses requisitos exigidos pelo júri, ele tem a possibilidade de subir ao pódio na competição. Esse esporte exige muito dos profissionais, com treinamento intensivo de musculação e cardio, além da necessidade de uma boa alimentação saudável, que é avaliada por nutricionistas. Também é importante ter acompanhamento médico para fazer exames de rotina, entre outros cuidados.

O competidor Gabriel Ribeiro, de 18 anos, treina na academia Team Veleda, há dois anos e foi um dos vencedores do torneio na categoria Classic Physique. Ele começou na academia buscando melhorar sua qualidade de vida e deixar o sedentarismo para trás. Com o tempo, desenvolveu paixão pelo fisiculturismo e se dedicou a se tornar um competidor.

Gabriel Ribeiro, de 18 anos, foi um dos vencedores do torneio na categoria Classic Physique

Gabriel compartilha sua experiência: “Eu entrei na academia para mudar meu corpo e ter um estilo de vida. Nunca imaginei competir, mas tudo mudou, fui gostando cada vez mais e se tornou algo importante para mim. Hoje, faz parte da minha rotina, e se eu não venho treinar, parece que tem algo errado em mim.”

Ele destaca a falta de apoio financeiro e de incentivo no início da jornada no fisiculturismo, já que é um esporte que demanda investimento significativo em alimentação, equipamentos de treino e cuidados médicos. Gabriel acredita que o governo deveria oferecer mais apoio e visibilidade a esse esporte, para que seja mais reconhecido e possa atrair patrocínios no futuro.

Gabriel treina na academia Team Veleda, há dois anos

Gabriel enfatiza a necessidade de apoio financeiro, explicando que o custo é alto. “Para uma preparação adequada que nos permita competir, gastamos em média de 3 a 5 mil reais mensais.”

Outro atleta, Yuri Veleda, de 18 anos, treina há quase 4 anos e trabalha na recepção da academia Team Veleda. Ele competiu no torneio e conquistou a medalha, ficando em 2º lugar na categoria Men’s Bodybuilding para atletas de 16 a 19 anos. Yuri descreve a ansiedade de sua primeira competição, mas se sentiu aliviado por alcançar seu principal objetivo, que era trazer uma medalha para casa.

Yuri Veleda, de 18 anos, ficou em 2º lugar na categoria Men’s Bodybuilding

Ele deixa uma mensagem para aqueles que desejam iniciar uma atividade física para melhorar a qualidade de vida ou entrar no fisiculturismo: “Não desista, não é fácil. Às vezes, você pode passar por dias difíceis e pensar em desistir, mas coloque Deus em primeiro lugar, siga a vontade Dele e corra atrás de seus objetivos com disciplina.”

O Fisiculturismo

O fisiculturismo surgiu na Grécia, local em que foi idealizado os Jogos Olímpicos, contudo não é uma modalidade esportiva integrada na competição. O Dia do Fisiculturista é comemorado anualmente em 30 de outubro, no Brasil. Essa data tem o objetivo de homenagear os atletas que se dedicam à arte do fisiculturismo, uma modalidade esportiva que visa desenvolver e definir os músculos do corpo.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS