30 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

Disputa Eleitoral: candidatos aceleram as campanhas e podem disputar a força de Bolsonaro

O processo começa a afunilar.A força de Bolsonaro anda causando impactos nas campanhas. Com um resultado reconhecidamente favorável da janela partidária, fechada na última sexta-feira, para Jair Bolsonaro (PL), acendeu a luz de alerta nas campanhas dos demais pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Com a máquina do governo a favor do presidente, proporcionando uma agenda intensa de inaugurações e eventos — além da exposição natural da imagem de quem ocupa o principal posto da República —, os postulantes à Presidência prometem intensificar as movimentações para a construção de palanques estaduais, acordos ainda pendentes e, sobretudo, garantir espaço no noticiário.

LULA NOS BASTIDORES

Lula volta a atacar o Congresso e diz que vai tirar militares do governo |  CNN Brasil
Fontes da coluna garantem que nos bastidores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cresce a pressão para que ele se lance a candidatura o quanto antes — a princípio, a data será 13 de maio —, apesar da pequena vantagem que ainda sustenta sobre Bolsonaro nas pesquisas de intenção de votos. Por enquanto, o petista tem investido nas articulações e nos bastidores. Para o cientista político Nauê Bernardo, o eleitor não quer expectativas, e sim respostas. “No contexto em que a gente vive, o eleitor precisa de certeza. Sem isso, você não tem como avaliar o que o pré-candidato pode oferecer à população”, avalia.

JANELAS
E bom lembrar, que até este sábado (2), 83 deputados federais formalizaram a troca de partido na janela aberta com vistas às eleições de outubro. O número representa 16% do total de 513, mas ainda pode crescer para cerca de 130 parlamentares, ou seja, 25% das cadeiras eletivas.A diferença acontece porque o prazo aberto pela Justiça Eleitoral para a mudança encerrou oficialmente neste sábado, mas o sistema legislativo pode não contar com pedidos registrados até 23h59 de sexta-feira (1º), quando foi fechado o período útil da janela.

DEU NA MÍDIA

Bolsonaro é hospitalizado novamente em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional 27 mensagens com indicações para cargos na direção de agências reguladoras. Alguns do atos referem-se à retirada de nomes que já estavam em tramitação no Poder Legislativo, para atender acordo políticos. A maioria, no entanto, aponta novas escolhas para a apreciação dos parlamentares.O pacote de indicações de Bolsonaro está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira e segue para o Congresso na semana em que o Senado promete fazer um esforço concentrado para sabatinar e aprovar os nomes propostos pelo governo.

BRIGA BOA
Indicado para a presidência da Petrobras, Adriano Pires, desistiu de assumir o comando da empresa depois de o governo Bolsonaro receber informações de que o nome dele não passaria no “teste” de governança da empresa, segundo apurou a coluna, A desistência, comunicada ao Palácio do Planalto, vem depois de o Estadão revelar que o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que Pires fosse impedido de assumir o cargo enquanto não houvesse uma investigação do governo (Controladoria-Geral da União e Comissão de Ética) e da Petrobras sobre a atuação dele no setor privado.

PREFERIDO

Rodolfo Landim desiste de presidir conselho da Petrobras
Ele foi indicado pelo governo como o terceiro presidente da Petrobras. Antes do general Silva e Luna (que ainda está no cargo), o comando era de Roberto Castello Branco.O empresário Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, anunciou no site do clube de futebol que abriu mão do cargo de presidente do conselho de administração da Petrobras, para o qual foi indicado pelo governo Ministério de Minas e Energia (MME).Em nota publicada neste domingo (3), Landim se dirige ao torcedor flamenguista e afirma que, “apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo”, resolveu abrir mão da indicação e concentrar-se no Flamengo

ALERTA
Nesta segunda-feira (4)Em encontro com sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nesta segunda-feira (4/4), em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será lançado pelo PT como candidato à Presidência da República, disse que, se eleito, pretende demitir quase 8 mil militares que hoje ocupam cargos comissionados no governo de Jair Bolsonaro (PL).

ECONOMIA

Abertas inscrições para o Prêmio Tesouro Nacional 2020 – FCE | UFRGS
A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 33,9% do Produto Interno Bruto, em 2021, divulgou hoje (4) o Tesouro Nacional. Em 2020, o mesmo indicador tinha atingido 31,76%, diferença de 2,14 ponto percentual. Segundo o Tesouro, dois fatores pesaram para a diminuição da carga tributária. O primeiro foi a reversão de várias isenções e reduções de tributos concedidas durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19. Somente a restauração das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito respondeu por um aumento de 0,27 ponto percentual do PIB.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS