Deputados querem criminalizar abuso de preços em desastres

Com notícias de aumento abusivo de preços de produtos essenciais no litoral norte de São Paulo, três deputados protocolaram projetos pedindo a criminalização da conduta durante situações de desastres naturais. Os deputados Ricardo Silva (PSD-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Delegado Palumbo (MDB-SP) protocolaram projetos com conteúdo semelhante, visando impedir futuros abusos durante tragédias.

CHACINA

Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, apontado como um dos autores da chacina de Sinop, município de Mato Grosso, onde sete pessoas foram executadas, morreu após ser baleado em confronto com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Segundo informações preliminares, ele foi encaminhado para um hospital municipal em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos.

VACA LOUCA

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou que deu positivo o resultado do exame para identificar a Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “mal da vaca louca”, que estava em investigação. O caso foi identificado em uma propriedade com 160 cabeças de gado, no Pará. O local foi inspecionado e isolado de forma preventiva. Segundo a agência, os sintomas indicam que se trata de uma forma atípica da doença, que se desenvolve de maneira espontânea, e não tem risco de disseminação entre os animais e seres humanos.

FÁBRICAS POLUIDORAS 

A jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Nobel da Paz em 2021, disse que as redes sociais são como fábricas que poluem rios. Em uma palestra na conferência Internet for Trust, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, Ressa comparou a moderação de conteúdo a tratar um copo de água e voltar a jogá-lo no rio sujo.“Quando você foca só em moderação de conteúdo é como um rio poluído em que você colhe um copo de água, limpa a água e joga de volta no rio. O que temos que fazer é ir até o fim à fábrica que polui o rio, fechá-la e ressuscitar o rio”, disse a CEO do Rappler, uma empresa de jornalismo investigativo nas Filipinas.

GUERRA LONGE DO FIM

Quando invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia tinha como estratégia alcançar a vitória por meio de uma guerra de curta duração. A enorme superioridade bélica em relação ao país invadido alimentava sua esperança de conquistar no teatro de operações três objetivos estratégicos: frear a expansão da OTAN em direção às suas fronteiras, consolidar a Crimeia como território russo e estabilizar a russificação das províncias ucranianas de Lugansk e Donetsk.

DISCURSO DE ÓDIO

O relator do grupo de trabalho (GT) criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para combater discursos de ódio e extremismo, Camilo Onoda Caldas, concedeu entrevista, explicou que o grupo vai trabalhar em duas frentes: a primeira, de caráter informativo, buscará contribuir para o debate sobre o que é discurso de ódio. A reflexão, engloba, segundo ele, os limites da liberdade de expressão. “As pessoas têm difundido a ideia de que a liberdade de expressão é um direito ilimitado e absoluto e que, portanto, as pessoas poderiam, por exemplo, fazer manifestações contrárias a determinado público. E quando digo ‘contrárias’, eu falo em hostilizar ou menosprezar alguém por sua condição racial, por sua origem”, disse Caldas, advogado constitucionalista e especialista em direitos humanos e democracia.

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile