24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, nesta quarta-feira, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Jair Bolsonaro (PL). No último levantamento, divulgado em 14 de outubro, Lula aparecia com 53%, enquanto Bolsonaro tinha 47% das intenções de voto. Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos. O Datafolha ouviu 2.912 pessoas, entre 17 e 19 de outubro, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-07340/2022.

RELÁTORIO SOBRE URNAS

Estamos vencendo lobby dos combustíveis, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira que as Forças Armadas “não fazem auditoria” de urnas eletrônicas. A declaração ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedir ao Ministério da Defesa que apresente uma cópia dos documentos sobre uma eventual auditoria no sistema eleitoral brasileiro no primeiro turno. O atual chefe do Executivo federal, que é candidato à reeleição, foi questionado por jornalistas, no Palácio da Alvorada, se teve acesso ao relatório dos militares. Bolsonaro disse que a existência do documento trata-se de uma “furada” e uma “fake news”.

PEDIDO AO TSE

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa quarta-feira, contra decisão da Corte que proibiu o uso de um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que “pintou um clima” ao descrever encontro com meninas venezuelanas de 14 e 15 anos. O ministro Alexandre Moraes, do TSE, barrou o uso do vídeo em propaganda eleitoral que seria veiculada no último domingo (16/10). A campanha do petista declarou que não houve descontextualização de conteúdo do vídeo e pede que o entendimento seja reconsiderado.

TAXAÇÃO DE LUCROS 

Querem voltar à mediocridade', diz Guedes sobre 'picanha e cerveja'

Paulo Guedes afirmou que tributar lucros e dividendos por meio da Reforma Tributária é “incontornável”. A declaração do ministro da Economia foi feita nesta quarta-feira durante o Brasil Export, fórum de logística e infraestrutura portuária, que aconteceu em Brasília. “Vamos colocar mais R$ 200 no Auxilio Brasil tributando lucros e dividendos. Eu avisei amigos empresários [sobre a reforma]”, disse Guedes. De acordo com ele, outras economias já adotam esse tipo de tributação, mas o Brasil é o “país da jabuticaba” e ainda não utiliza esse tipo de imposto.

PROTESTO DIANTE DO PLANALTO 

Conselheiros tutelares do Distrito Federal promoveram, na manhã desta quarta-feira, um protesto contra a fala do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), afirmando que “pintou um clima” entre ele jovens de 14 e 15 anos. Segundo o presidente, as garotas venezuelanas estariam supostamente se preparando para prostituição. “Defendê-las contra todo tipo de violência – inclusive de cunho sexual – é negligência. Não toleramos que ‘pinte um clima’ entre um homem de 67 anos e meninas. Isso não é normal, isso não é aceitável e isso nos indigna! Por elas, estamos na Praça dos 3 poderes”, disse o movimento, em nota.

AUXÍLIO BRASIL

Governo antecipa pagamento do Auxílio Brasil de agosto - Notícias - R7  Economia

Um levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mapeou mais de 2.000 reclamações de consumidores relacionadas ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A pesquisa foi realizada de 11 de outubro, quando teve início a oferta do consignado do auxílio, a 17 do mesmo mês. Foram monitorados o site consumidor.gov.br, além de mais de 9.000 comentários em 10 canais de YouTube, perfis no Facebook e no Instagram, e também outras páginas de reclamações na internet.

ENDIVIDAMENTO EM CRESCENTE 

Pesquisa CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) realizada em setembro mostra que 80,9% das mulheres estão endividadas. O número é 2,7 pontos percentuais maior em relação ao endividamento entre homens. A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostrou que esse número apresentou alta de 5,9 p.p em relação ao mesmo período em 2021. Em comparação a agosto, cresceu 0,9 p.p. Entre o público masculino, houve uma queda de 0,1 p.p em relação ao levantamento anterior. Cartão de crédito e cheque especial são as duas modalidades que causaram o maior endividamento do público. No âmbito geral da pesquisa, dívidas com cartão de crédito lideram a inadimplência no país (85,6%). É seguido por dívidas com carnês (19,4%), financiamento de veículos (9,6%), crédito pessoal (9,1%) e financiamento de imóveis (7,9%).

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS