24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Danilo Cavalcante: fugitivo pegou arma em garagem e trocou ‘vários tiros’ com morador, confirma polícia dos EUA: ‘Está desesperado’

O Globo

A polícia americana confirmou, na manhã desta terça-feira, que o brasileiro Danilo Cavalcante, foragido há 12 dias no estado americano da Pensilvânia, trocou “vários tiros” com um morador da região South Coventry, na véspera. Em entrevista coletiva, o tenente-coronel George Bivens, da polícia estadual, ponderou que não há motivos para acreditar que o fugitivo está ferido. Condenado à prisão perpétua por matar a facadas sua ex-namorada, a maranhense Déborah Brandão, Cavalcante escapou da prisão de Chester County escalando as paredes, em 31 de agosto, e desde então é procurado.

Segundo Bivens, o morador abriu fogo na direção de Cavalcante quando ele deixava a propriedade privada dele na região, e o brasileiro respondeu. O morador então acionou a polícia, que, segundo Bivens, chegou ao local “em minutos”, mas não localizou o foragido.

— Acreditamos que foi um crime de oportunidade. Ele viu que a garagem estava aberta, estava procurando algum lugar para se esconder. Ele entrou, viu a arma, reconheceu que o dono estava na propriedade e fugiu com a arma — ressaltou o tenente-coronel. — Eles trocaram vários tiros, não sabemos exatamente quantos.

De acordo com Bivens, a confirmação de que Cavalcante carrega uma arma não muda nem agrava a operação de buscas pelo brasileiro, que já mobiliza mais de 500 agentes.

— Ele está tentando sobreviver e evitar ser capturado. Consideramos ele perigoso desde o início, isso não muda nada. Sempre consideramos ele um risco, mas agora sabemos com certeza que ele tem uma arma. Não vamos esvaziar casas, mas pedimos que as pessoas tranquem as portas — destacou o agente, que reconheceu os riscos de o fugitivo disparar novamente. — Ele já matou duas pessoas [no passado]. Ele está desesperado o bastante e pode usar essa arma.

Polícia rebate críticas e confia em sucesso ‘a longo prazo’

 

“Cavalcante foi visto pela última vez em South Coventry Twp, Chester Co., sem camisa e vestindo calça azul, carregando um rifle .22 roubado com uma lanterna. Os residentes devem ligar para o 911 imediatamente se ele for localizado”, disse a polícia da Pensilvânia, pelo X (antigo Twitter).

O perímetro de buscas foi expandido. Pela noite, buscas foram feitas por equipes táticas de várias equipes, inclusive federais. Os times foram substituídos — alguns deles após cerca de 20 horas de atuação. Bivens rebateu críticas de que as equipes tenham se equivocado ou falhado durante as buscas pelo equivocado, mas reconheceu os desafios da operação. Ele classificou o trabalho dos agentes como “incrível” e destacou acreditar que os esforços serão “bem-sucedidos a longo prazo”. As escolas da região foram fechadas diante das novas informações sobre o paradeiro de Cavalcante.

A recompensa pelo brasileiro subiu para US$ 25 mil, cerca de R$ 123 mil, nesta segunda. Nesta terça-feira, as autoridades locais disseram que o fugitivo está armado com um rifle e montaram um cerco na região de Ridge Road, Coventryville Road e Daisy Point Road, onde ele foi visto por moradores. Pela manhã, a polícia local enviou uma mensagem sonora de alerta aos residentes e apelou para que eles evitassem circular pela área, trancassem casas e carros e não abordassem o criminoso.

Aos 34 anos, Cavalcante é descrito pela Interpol como um homem de 1,52 metro, 54 quilos, de cabelos pretos e olhos castanhos. Ele pode estar vestindo camiseta branca, calça verde ou cinza da prisão e tênis branco, alertou o órgão. As autoridades americanas descrevem o brasileiro como “extremamente perigoso”.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS