24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Cuiabá 305 Anos: Dona Eliza, salgadeira pioneira do bairro Alvorada

Jean Gusmão 

A cuiabana Dona Eliza Basília de Souza é uma senhora aposentada, de 71 anos, que é casada há 51 anos e mãe de sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres. Devota de São Benedito, hoje ela mora em uma chácara no cinturão verde da região da Pedra 90. Eliza sustentou a família através de sua profissão de salgadeira, na qual trabalhou por mais de 30 anos.

Eliza Basília nasceu e foi criada na zona rural, especificamente na Fazenda São Benedito, localizada na estrada que liga o município de Jangada. Já na sua infância, viveu como ribeirinha, pois onde morava era ao lado do rio Cuiabá. Assim, ela pescava, andava de canoa e lavava roupa na beira do rio. Mas chegou frequentar a escola até a 3ª série do primário, aprendendo a ler e escrever. Porém, como tinha que ajudar com as despesas de casa, teve que parar os estudos para começar a trabalhar.

Eliza sustentou a família através de sua profissão de salgadeira (Foto: Tchélo Figueiredo)

“A gente tinha que trabalhar para ajudar na renda da família, todo mundo pobre, trabalhando na roça. E eu fui a primeira que vim para a cidade para trabalhar porque minha mãe estava doente e ficou com os irmãos restantes no sítio, e eu precisava ajudá-los”, pontua.

Tendo que vir bem jovem para a cidade, Eliza chegou para morar por muito tempo com sua avó materna, no bairro Santa Helena. E começou a trabalhar como doméstica nas casas de família em Cuiabá.

Mas com o passar do tempo, já trabalhando e morando na cidade, ela resolveu se casar aos 22 anos de idade e mudou-se para o bairro Alvorada, sendo uma das moradoras pioneiras, tendo mais de 40 anos residindo na comunidade.

“Fiz parte do começo do bairro Alvorada, na época estava sendo grilada aquela região, ficamos sabendo e fomos lá, e conseguimos um lote”, recorda.

Ela trabalhou desde o início da empresa Saião Salgados, onde se tornou uma excelente profissional do ramo como salgadeira. Foram mais de 30 anos de dedicação na área de alimentos. Essa é uma das coisas que mais gosta de fazer com prazer, sentindo-se bem fazendo seus salgados, como se fosse um momento de distração.

“Eu sempre gostei de cozinhar, adoro fazer meus salgadinhos, doces e biscoitos. Sempre faço com muito amor, distrai a cabeça dos problemas da vida”, afirma.

Ao longo de sua vida, Dona Eliza fez uma promessa ao santo São Benedito, a quem ela é uma devota fiel há mais de 40 anos. Após quase perder uma de suas filhas para uma doença, e que foi curada. Com isso, ela colocou o nome do santo na filha e participa de missas e das caminhadas das procissões até os dias de hoje.

“Eu fiz uma promessa para São Benedito, pois quase perdi minha filha quando nasceu, porque ela pegou uma doença no intestino. Mas a cura veio e coloquei o nome dela de Gislene Benedita. Tudo é um milagre. Eu falo que a gente tem que acreditar e ter muita fé, ajoelhar em casa e pedir a Deus que dê a cura e proteção, que Ele nos ouve”, ensina ela.

Já assistindo de perto a evolução de Cuiabá, a senhora Eliza Basília tem muitas lembranças boas da capital, na qual fez várias amizades, e onde toda família mora, ganhando oportunidades de empregos e estudo. Ela afirma que se sente feliz por ser cuiabana. Mas hoje ela espera que Cuiabá do futuro seja melhorado em todos os sentidos.

“Eu espero que melhore, porque nosso Cuiabá está ficando muito difícil, mas são as próprias pessoas que deixam ficar nessa situação. Nossos políticos acabam conosco, tiram todos os direitos de nós. Igual eu mesmo que moro aqui na chácara, não tem nem ônibus para ir à cidade, pois antigamente tinha, mas o prefeito tirou tudo. Então pra mim sinto um desgosto do poder público, hoje é só promessa, antigamente os políticos prometiam e faziam”, finaliza.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS