33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Cooperativas no Brasil e no Mundo

Por Ademir Galiztki

Com mais de 5.100 cooperativas no Brasil até dezembro de 2021 e quase 200 criadas online, éramos 13, agora só restam 7. Algumas se uniram, outros foram ressignificados. Agora somos agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços e transportes, sendo as mais difundidas as agropecuárias, muitas delas ligadas ao agronegócio, e as de crédito, sendo a da agricultura familiar, Agrocom, com um maior potencial e com quase 800 bilhões e um aumento de 20% comparando o ano de 2020, injetando quase 18 bilhões em tributos na receita do Brasil e mais 19 bilhões em salários e demais benefícios. E continuam a gerar empregos mesmo na pandemia, tendo a taxa média no geral, em todos os setores, que foi de mais de 11% em 2021, chegando a mais de 12.500, doze milhões e quinhentos mil de pessoas, a maioria ligada às cooperativas. Os números foram positivos, o número de empregos no ano de 2021 foi de 495.000, em comparação com 2020 – 456.000 e 419.000 em 2019. Em São Paulo, o número de empregos em 2021 foi de 68.000. Em relação ao sexo, estão quase igualados, sendo 49% no feminino e 51% no masculino. Quando se fala em liderança e cargos comissionados, as mulheres alcançaram apenas 20%, enquanto os homens ficaram com 80%. Nesta data, precisamos valorizar as mulheres como líderes nas cooperativas. Somente em 2020, as cooperativas agropecuárias somaram mais de 235.000 bilhões em ativos, um aumento de 44% e geraram quase 13 bilhões em impostos. O setor de cooperativas no Brasil está muito avançado, principalmente no setor de fatores tecnológicos, batendo recordes na produção de insumos em geral.

Uma das mais importantes cooperativas do Brasil é a de crédito, pois é dali que sai o capital (dinheiro) para movimentar, fomentar e financiar toda essa produção e atender toda essa logística. Das cooperativas no Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) teve um aumento de mais de 12% de pessoas no Brasil, passando de 4.200.000, quatro milhões e duzentos mil, ligadas diretamente a algum tipo de cooperativa. O sistema de crédito, além de ter muita força e crédito ao longo de vários anos, gerou milhares de empregos para sustentar todas essas cooperativas em geral. A cooperativa de crédito tem dado todo o suporte financeiro, logístico e empregatício quando se fala em produzir, principalmente na agricultura, para sustentar 215 milhões de habitantes no Brasil.

O sistema de cooperativas deu tão certo no Brasil que pessoas de várias partes do mundo vêm se inteirar e até copiar esse sistema das cooperativas brasileiras. O sistema de cooperativas do Brasil é de suma importância, principalmente na hora de conseguir ou adquirir insumos, maquinários, acessórios para essas máquinas, adubos, sementes, ferramentas, animais reprodutores, matrizes de vacas, suínos, equinos, etc. Veja a importância de uma cooperativa: por exemplo, um pequeno sitiantec muitas vezes não consegue comprar um botijão de sêmen ou um touro reprodutor, um grande trator, uma plantadeira ou uma colheitadeira. Muitas vezes, acabam deixando para um segundo plano, e aí está a força das cooperativas. O nome já fala por si: em cooperativas, cooperar. Sendo assim, todos unidos por um só objetivo: o de se ajudarem.

Dentro deste mundo das cooperativas, não devemos nos esquecer dos milhares de mutirões que temos por todos os cantos do Brasil. Os mutirões são chamados de “salva-lavouras”, termo muito usado no campo, onde um dia todos trabalham para colher o milho, feijão ou arroz e salvar aquela safra, onde muitas vezes um só agricultor não conseguiria colher, e muitas lavouras acabavam se perdendo. Por isso, a força dos mutirões no Brasil. O sistema de mutirões é muito difundido. Hoje se colhe o arroz do José, amanhã o feijão do Joaquim e depois se planta o café do Emanuel e finalizando com o preparo da terra da Dona Maria, onde no final de cada fim de semana se faz um grande churrasco e um grande baile para comemorar a boa colheira.

Quando se fala de cooperativa no setor de agricultura familiar, nos assentamentos é muito importante, pois na hora de comercializar, iniciar a produção, neste caso você só se preocupa em produzir e entregar na cooperativa ou associação, eliminando os famosos atravessadores. Você não fica preocupado em fazer o comércio, a venda. Isso fica a cargo da cooperativa, através de seus funcionários.

Quanto ao funcionamento das cooperativas na Europa, Estados Unidos e Ásia, 60 milhões de clientes e 69 milhões de associados e com mais de 20% nos depósitos bancários. Na Europa, Estados Unidos e Ásia, as cooperativas estão nas funções que antigamente eram dos bancos. O sistema de cooperativas é muito forte para o lado dos Estados Unidos. Na Irlanda, Inglaterra, Dinamarca, Canadá, Portugal, Bélgica, França e Holanda, em cada três habitantes, um é ligado a algum tipo de cooperativa de trabalho ou de crédito. Na França, o sistema de cooperativas existe há muito tempo e está consolidado. Na Holanda, a cooperativa de crédito é muito bem estruturada. Na Itália, o sistema é forte e funciona como banco de crédito e é muito requisitado em vários países da Ásia. A situação é muito boa e confortável, assemelhando-se à Europa e aos Estados Unidos, por exemplo. Nos Estados Unidos, a primeira cooperativa foi criada em 1909 e tem grande participação na economia americana, com 93 milhões de americanos associados a algum tipo de cooperativa, assim como no Canadá e na Alemanha, com 18 milhões de associados e 30 milhões de correntistas em uma população de 85 milhões.

Portugal, um dos países que da União Europeia que consagrou constitucionalmente a importância do cooperativismo, é hoje um dos mais bem estruturados do mundo, de acordo com o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito. Já existem 57 milhões distribuídas por 105 países em seis continentes, com mais de 200 milhões de associados ao redor do mundo. A cooperativa em geral atende às necessidades econômicas de um grupo que gera trabalho e renda, e também social, onde valoriza e prioriza o capital humano, e não apenas o lucro. No Brasil, uma das grandes cooperativas tem sua matriz em Cuiabá, Sicoob.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS