36 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Conselho cobra investigação contra vereador que debochou de pessoas com deficiência em MT

Por Allan Mesquita, Gazeta Daigital 

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) publicou uma nota de repúdio cobrando que o presidente da Câmara de Sorriso (396 quilômetros de Cuiabá), vereador Iago Mella (Podemos), seja investigado por quebra de decoro parlamentar.

O parlamentar é acusado de debochar de pessoas com deficiência em um vídeo que viralizou nas redes sociais. No documento, a presidente da Conede, Jandira Andre, afirma que o chefe do Legislativo agiu de forma discriminatória e deve responder a uma Comissão Processante no Legislativo, o que pode culminar na cassação do mandato do vereador.

“Essa atitude discriminatória, preconceituosa, capacitista é crime de acordo com o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão. Tal conduta inadequada do Vereador vai contra a Constituição e o decoro parlamentar, merece ser questionado”, diz trecho da nota.

Nesta quinta-feira (30), Mella tentou minimizar a situação justificando que era “imaturo” e que gravação surgiu de uma “brincadeira descabida”, há 6 anos atrás. Na edição do vídeo, o parlamentar ainda utilizou uma música com tons melancólicos, enquanto fazia o pedido de desculpas. Apesar da justificativa, o vídeo segue gerando revolta e repercute negativamente.

“Reconheço que a imitação foi insensível e inapropriada e sei o impacto negativo que causou. Mas, deixo claro que a intenção não foi zombar ou menosprezar qualquer pessoa. Porém, hoje, com mais maturidade e experiência de vida, entendo que errei e tenho consciência que brincadeiras descabidas podem causar”, disse.

Confira a nota da Conade:

Nota Conede

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS