31 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Conceito elétrico da Mercedes consegue mais de 1000 km de autonomia


source
Com alta eficiência aerodinâmica, conceito da Mercedes quebra recorde de eficiência energética
Divulgação

Com alta eficiência aerodinâmica, conceito da Mercedes quebra recorde de eficiência energética

A Mercedes-Benz realizou uma demonstração pública do avanço das suas tecnologias elétricas ao levar o conceito Vision EQXX da fábrica da marca em Sindelfingen, na Alemanha, até Cassis, na Costa Sul da França,  atravessando os Alpes Suíços e norte da Itália

Não há detalhes dos planos da montadora alemã com o conceito Vision EQXX , já que ele não apresenta similaridades com nenhum modelo atual da marca ou da linha EQ , focada em veículos elétricos. É provável que o conceito sirva para desenvolver uma bateria focada em longo alcance.

Segundo a Mercedes , o trajeto começou em clima frio e chuvoso na Alemanha, onde o veículo conseguiu atingir uma velocidade máxima de 140 km/h em um trecho sem limites de velocidade na Autobahn alemã, e dentro dos limites de velocidade ao longo da rota, que passou por estradas sinuosas e com mudanças de elevações, até chegar no ensolarado litoral francês.

O Vision EQXX completou os 1008 km do trajeto em 11 horas e 32 minutos e quebrou o recorde mundial de eficiência, ao consumir 8.7 kWh a cada 100 km, um EQS da própria Mercedes, precisa de 30 kWh a cada 100 km. A montadora descreveu a jornada experimental como “a maior viagem desde a invenção da mobilidade elétrica.”

Leia Também

Um dos fatores que auxiliaram o EQXX a conseguir tal feito é a eficiência aerodinâmica, já que o coeficiente de arrasto (Cx) do conceito é 0,17, o que seria um recorde para veículos de produção.

Além disso, pneus de pouquíssima resistência a rolagem foram desenvolvidos pela Bridgestone especificamente para o veículo, e de acordo com a montadora alemã, alguns materiais utilizados na construção do conceito, não são possíveis de serem levados à um veículo de produção em série por enquanto.

A Mercedes-Benz divulgou que o trem de força elétrico do EQXX transmite 95% de eficiência das baterias diretamente para as rodas, e que a nova bateria de 100 kWh é 50% menor e 30% mais leve do que a utilizada no EQS, que atualmente o carro-chefe da linha EQ da montadora.

Fonte: IG CARROS

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS