19 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 20, 2024
spot_img

Como anda a empregabilidade no agro?

Por Ademir Galiztk

Emprego no setor do agronegócio nunca sofreu maiores problemas ou baixas em mato grosso, por ser este estado considerado e propagado como o celeiro do mundo, e por isso, a geração de empregos nessa área está continuamente em alta pelos lados das terras de Rondon, proporcionando emprego e melhor qualidade de vida para os mato-grossenses.

Com quase 11 mil empregos com carteira assinada nos últimos seis meses, o agronegócio continua sendo o setor de agropecuária na liderança, com mais de 4,8 mil vagas em Mato Grosso. Muitas pessoas de outros estados são contratadas e vêm atrás de novas oportunidades de trabalho e formação profissional, gerando excelentes engenheiros, agrônomos, agrimensores, técnicos agrícolas e operador de máquinas. A profissão de operador de máquinas está em alta em todos os cantos do brasil, e em mato grosso é ainda maior devido sua grande extensão de campos agrícolas, sendo muito difundido na chamada roça ou lavoura, nos campos de produção, principalmente de soja, arroz, trigo, algodão, girassol, feijão, milho.

A pecuária e a agroindústria são responsáveis por gerar emprego e estabilidade financeira, principalmente ao mais jovens, aqueles que estão se formando em várias profissões que o agro oferece, tais como o engenheiro, zootecnista, técnico em agricultura digital, cientista de dados agrícola, engenheiro agrônomo, operador de drones no agro, gerente e técnico agrícola, médico veterinário, coordenador de manutenção em maquinários, gerente de vendas ou compra a de insumos, administrador. A lista continua mostrando que o agro abarca quase todas as profissões, tendo grande poder de empregabilidade.

Os salários desses profissionais podem ser de 30.000 a 40.000 mil reais mensais e você, caro leitor, não imagina o quanto de estagiários nós temos hoje no mundo nas faculdades em Cuiabá, capital de mato grosso e no interior do estado, oferecendo cursos técnicos e oferecidos para várias áreas de atuação do agronegócio.

Tenho notado que, no mundo do agronegócio, os funcionários são muito bem tratados nos alojamentos com casas confortáveis, com ar condicionado, alimentação de primeira e todas as máquinas que movem o mundo mágico do agro são com tecnologia de ponta, com gps e imagem digital. O funcionário ou operador em datas tem magníficos meios de vida e conforto em seu trabalho.

Quero aqui deixar o meu carinho e abraço fraternal a todos aqueles que, de uma forma ou outra, estão envolvidos com o agronegócio, com a agricultura familiar e, principalmente, a todas as mulheres que abraçaram uma profissão no agro. Merecem nossos imensos aplausos  todos que falam de Mato Grosso considerando-o o celeiro do mundo.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS