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quinta-feira, maio 9, 2024
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Comissão Parlamentar e Fórum Pró-Ferrovia Fiscalizam Construção da Ferronorte até Cuiabá

Da Redação

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), encarregada de supervisionar a construção dos trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até Cuiabá, realizou sua primeira reunião de trabalho em conjunto com o Fórum Pró-Ferrovia na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) nesta quinta-feira (09).

A comissão, composta pelos deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB), Wilson Santos (PSD), Júlio Campos (União Brasil), Juca do Guaraná (MDB) e Fábio Tardin (PSB), foi estabelecida durante uma audiência pública realizada na ALMT em 9 de outubro deste ano.

Durante a reunião, representantes da Rumo Logística, responsável pela construção e gestão da ferrovia, apresentaram um balanço dos trabalhos. No entanto, tanto parlamentares quanto membros do Fórum Pró-Ferrovia expressaram insatisfação com as informações prestadas e a ausência de membros da diretoria da empresa.

As principais preocupações concentram-se no cumprimento do prazo contratual para a chegada dos trilhos a Cuiabá até 2025 e na localização do terminal ferroviário na capital. Até agora, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concedeu licença para as obras em Rondonópolis e nos trechos de Rondonópolis a Juscimeira e de Juscimeira a Primavera do Leste.

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, destacou a importância de tratar Cuiabá como prioridade, conforme estabelecido no contrato. Durante a audiência pública, o representante da Rumo, Rodrigo Verardino de Stefani, informou que o pedido de licenciamento para Cuiabá ainda não foi apresentado devido à não conclusão do projeto executivo.

Na reunião, o deputado Carlos Avallone afirmou que a empresa se comprometeu a entregar o projeto executivo até janeiro de 2024. A comissão monitorará de perto a situação, assegurando que os trilhos se destinem a Cuiabá, conforme previsto.

Francisco Vuolo ressaltou a viabilidade econômica da ferrovia em Cuiabá, citando um estudo da Rumo que apontou um volume significativo de carga destinado à capital e região. Diversos representantes locais destacaram os benefícios econômicos e logísticos da chegada dos trilhos, enfatizando a importância do projeto para o desenvolvimento industrial e comercial da região. A legislação que estabeleceu o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso (SFE/MT) também foi mencionada como base para a exploração da infraestrutura ferroviária no estado.

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