MATO GROSSO

Cesima apresenta identidade visual construída em processo colaborativo

publicidade

publicidade

O Centro de Estudos Integrados em Meio Ambiente (Cesima), núcleo interinstitucional conduzido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), que integra ciência, educação e políticas públicas para soluções ambientais, apresentou sua identidade visual, desenvolvida em processo colaborativo com os parceiros do projeto.

A identidade visual apresenta o planeta sustentado por duas mãos, uma metáfora de cuidado e corresponsabilidade, cercado por uma coroa de ícones que mapeia educação, cidadania, energia limpa, ciência, reciclagem, biodiversidade e clima.

A paleta combina tons de verde, que trazem a ideia de vida, regeneração e restauração ambiental, e os azuis, que têm a intenção de sinalizar confiança, estabilidade e referência à água e ao clima, traduzindo a missão do Cesima de integrar saberes e orientar práticas sustentáveis.

A iniciativa foi idealizada pelo diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, pelo desembargador Rodrigo Curvo (responsável pelo Eixo Meio Ambiente da Escola) e pela juíza Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima (coordenadora do Cesima).

O Centro de Estudos reúne Justiça, academia, governo e setor produtivo para transformar ciência em ação ambiental. Tem como parceiros o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a Escola de Governo do Ministério Público de Mato Grosso (CEAF), a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a 15ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Cáceres (Unemat – Campus Cáceres), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Mato Grosso (Ibama/MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Leia Também:  Prêmio Produtividade condecora desembargadores e juízes com melhores desempenhos em 2024

A logomarca foi concebida para comunicar, de forma imediata e didática, o posicionamento do Cesima.

O planeta em nossas mãos

O globo sustentado por duas mãos verdes traduz cuidado, proteção e dever compartilhado. É a metáfora central da marca: o conhecimento que ampara a vida. O posicionamento das mãos cria uma base estável e simétrica, transmitindo governança e segurança.

Iconografia (frentes de atuação)

  • Conhecimento/Educação (com a palavra “Conhecimento”)

  • Pessoas e cidadania

  • Energia limpa/solar

  • Livro/atlas (difusão e documentação)

  • Ciência (átomo, pesquisa aplicada)

  • Reciclagem e economia circular

  • Biodiversidade (pomba/folha)

  • Sol (clima e transição energética)

  • Selo “BIO” (produção/insumos de base biológica)

A disposição circular sugere integração e interdependência, conceito reiterado por todas as entidades participantes. Juntos, os elementos compõem um “mapa mental” da agenda do Cesima: produzir ciência, formar pessoas e impulsionar práticas sustentáveis, do desenho de políticas à execução em campo, além de decisões judiciais assertivas.

Missão em linguagem visual

A identidade visual traduz a missão do Cesima: integrar saberes para proteger o planeta. A iconografia comunica que o Centro de Estudos extrapola o campo acadêmico e alcança a gestão pública, a educação e as práticas produtivas. A escolha por uma estética clara e luminosa reforça a ideia de esperança ativa, urgência com responsabilidade, ciência com diálogo e dados com empatia.

Leia Também:  TJMT é parceiro de congresso sobre tecnologia e empreendedorismo jurídico

Assista ao vídeo institucional aqui.

Autor: Josiane Dalmagro

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade