23 C
Cuiabá
sábado, maio 4, 2024
spot_img

Celina Leão diz que não quer lugar de Ibaneis, mas promete gestão marcante

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse que não quer o lugar de Ibaneis Rocha (MDB), mas prometeu que fará uma gestão marcante durante o período em que estiver à frente do Governo do DF. Celina concedeu ao Metrópoles, na terça-feira, a primeira entrevista exclusiva desde que assumiu o GDF. Ela chegou ao cargo de governadora interina após o Supremo Tribunal Federal (STF) afastar o governador Ibaneis Rocha, pelo prazo de 90 dias, contados a partir de 8 de janeiro de 2023. “Eu não quero o lugar de Ibaneis, porque nós fazemos parte de um projeto. Não há disputa política entre mim e o governador Ibaneis. Há um projeto político em curso, no qual eu sempre estive muito presente em todos os momentos difíceis”, disse Celina.

DEPOIMENTO DE ANDERSON TORRES

MP vistoria celas onde Anderson Torres e ex-comandante da PM estão presos,  em Brasília | Distrito Federal | G1

Após quatro dias preso, o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres (foto em destaque) vai prestar depoimento nesta quarta-feira. A coluna Na Mira apurou que a oitiva será às 10h30, presencialmente, no 4º Batalhão da PM (Guará), onde o ex-ministro da Justiça e ex-chefe da pasta de segurança do DF cumpre mandado de prisão preventiva. O depoimento no local foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Anderson Torres é investigado no inquérito que apura os atos terroristas cometidos em Brasília no dia 8 de janeiro.

RACHADINHA DE FLÁVIO BOLSONARO

Promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro descartam a reabertura das investigações contra Flávio Bolsonaro sobre o suposto crime de peculato, conhecido como rachadinha, em seu então gabinete da Assembleia Legislativo do Rio de Janeiro. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, pediu a anulação da denúncia em maio de 2022. Mattos alegou, na época, que as provas usadas para denunciar o filho do presidente Jair Bolsonaro foram anuladas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em agosto e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2021, e, por isso, pediu a anulação da denúncia.

TERRORISTAS PRESOS

Defensor público sobre presos no 8 de janeiro: “Boa parte é inocente útil”  | Metrópoles

O defensor público da União Gustavo Ribeiro integra o grupo de sua categoria que está participando das audiências de custódia dos bolsonaristas presos após os ataques do 8 de janeiro. Ele conta que os defensores organizaram um mutirão e não medem esforços para cumprir a missão de ouvir essas pessoas e acompanhá-las.  Ribeiro atua no Supremo Tribunal Federal (STF), em casos que envolvem acusados de furtos que se enquadram no princípio da insignificância , como extrair biscoito em supermercado. No caso dos bolsonaristas, Ribeiro diz que boa parte dos presos é de “inocentes úteis”, ou seja, pessoas que vieram a Brasília sem uma causa definida, pressionada por terceiros e até mesmo pela possibilidade de viajar até a capital federal de graça.

MILITARES DISPENSADOS 

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou, nesta quarta-feira (18/1), mais 13 militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A lista com o nome de todos os afastados foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Os exonerados são militares que estavam lotados na Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial e na Divisão Administrativa do GSI. Enquanto isso, foram designados dois novos militares para funções no GSI: um para atuar na Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial e outro para trabalhar na Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional.

 HOSPEDAGEM LUXUOSA 
Assessor de Lula defende Janja em caso de veto a jornalistas

O Palácio do Planalto desembolsará R$ 216,8 mil para custear o hotel onde o presidente Lula e a primeira-dama Janja estão hospedados em Brasília até se mudarem para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O valor consta em ato publicado, nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União (DOU). O serviço foi contratado por meio de inexigibilidade de licitação. O hotel é o Meliá, na Asa Sul, no Plano Piloto, o mesmo em que Lula e Janja estão desde a transição. Para a dispensa de licitação, a Presidência argumentou que a contratação da hospedagem foi em razão da “necessidade de implantação de medidas de proteção da autoridade e de familiares nas residências oficiais”.

DESMATAMENTO NO CERRADO

O desmatamento do Cerrado foi quase 20% maior em 2022 em comparação com 2021. Ao todo, 815.532 hectares foram desmatados no ano passado –uma área maior que a do Distrito Federal.  publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas. Os dados são do SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado) do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). O Maranhão é o Estado que mais desmata. O município de Balsas (MA) ocupa a ponta da lista, com mais de 24.581 hectares desmatados em 2022. No ano anterior, a área desmatada foi de 14.527 hectares, ou seja, 60% menor.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS