33 C
Cuiabá
sábado, maio 11, 2024
spot_img

Carlos Jordy é o primeiro deputado alvo da Lesa Pátria. Vem mais por aí. Inclusive de MT

Por João Pedro Marques

 

Jordy é o primeiro. Outros estão na mira da PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta (18) a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos antidemocráticos do 8 de janeiro. Desta vez o alvo principal é o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), o primeiro parlamentar do Congresso Nacional investigado pela PF. Ele é acusado de ser um dos organizadores dos atos. Foram feitas buscas e apreensões em sua casa no Rio de Janeiro e em seu gabinete no Anexo 3 da Câmara Federal. Conforme apurou a coluna nos corredores do Supremo Tribunal Federal, outros congressistas, inclusive da bancada de Mato Grosso, estão na alça de mira do ministro Alexandre. Voltaremos ao assunto.

Jordy fala em ‘perseguição’

Em suas redes sociais, o deputado Carlos Jordy falou que a operação visa “perseguição”. “Busca e apreensão da PF por determinação de Alexandre de Moraes. Operação Lesa Pátria. Uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”, disse o deputado.

Governadores unidos pela segurança pública

Os governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, atualmente presidido pelo governador Mauro Mendes (MT), vão debater ações conjuntas para combater a criminalidade e cuidar da saúde mental dos policiais. As discussões sobre a segurança pública, entre outros temas, acontecerão no dia 23, próxima terça, aqui em Brasília. O Consórcio que reúne os governos dos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), mais do Maranhão, de Rondônia e de Tocantins.

Saúde mental dos policiais

A inclusão da saúde mental dos policiais na pauta dos governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central surgiu a partir do lamentável episódio ocorrido no último domingo em Brasília. Durante patrulha na região administrativa de Santa Maria, um sargento surtou dentro da viatura, sacou a pistola e disparou na cabeça do soldado que o acompanhava. Um cabo conseguiu escapar pulando do veículo. Em seguida o sargento disparou na própria cabeça.

Bilionários: “Queremos ser taxados”

Uma informação curiosa nos chega direto de Davos, onde ocorre durante toda esta semana o Fórum Econômico Mundial: um grupo composto por mais de 250 bilionários e milionários, de 17 países, lançou uma carta pedindo um aumento nos impostos sobre suas fortunas. A iniciativa tem como objetivo combater as desigualdades e melhorar os serviços públicos em todo o mundo. A carta aberta destaca a necessidade de a elite política global responder à questão sobre taxar a riqueza extrema para evitar consequências catastróficas para a sociedade.

Lula ordena: evitem atritos nas eleições

Preocupado com possíveis desavenças entre seus ministros durante o processo eleitoral deste ano, o presidente Lula iniciou uma série de alertas aos seus auxiliares. O primeiro dele ocorreu na última reunião ministerial. Como se sabe, o atual governo Lula é formada por ministros e outros auxiliares de partidos que são nos estados e, especialmente, nos municípios rivais e até inimigos políticos. Por isso, Lula já bradou: evitem atritos nas eleições. No Palácio do Planalto, auxiliares da cozinha do presidente, falam até na criação de uma espécie de manual, com regras de boa convivência durante o processo eleitoral para evitar desgaste ao governo.

Situação de Alkmim é grande exemplo

A situação do vice-presidente da República Geraldo José Rodrigues Alkmin Filho é um emblema. Membro do PSB, Geraldo Alkmin vai apoiar a candidatura de seu partido à prefeitura de São Paulo, que deverá enfrentar o candidato de Lula, o deputado federal Guilherme Boulos, que terá como vice Marta Suplicy, agora de volta ao PT.

Procurador deve assumir Segurança Pública do MJ

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, convidou o procurador Mario Luiz Sarrubbo para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para assumir o cargo o procurador terá de se aposentar do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Novos magistrados do TJDFT

Os juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) participam de Audiências Simuladas do Curso de Formação Inicial de Magistrados, promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT. O objetivo é desenvolver competências fundamentais à prática judicante dos magistrados por meio da vivência de experiências e resolução de diversos incidentes em audiências simuladas, cuidadosamente planejadas por magistrados docentes.  Os 23 juízes recém-empossados foram organizados em três turmas. As audiências simuladas serão realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2024.

Chuvas no DF causam muita destruição

As recorrentes e fortes chuvas que precipitam quase que diariamente no Distrito Federal estão causando muitas destruições e levando as autoridades distritais e federais a tomarem providências para não deixar o caos se estabelecer.

FRASE DO DIA

“Nosso pedido é simples. Nós, os muito ricos em nossa sociedade, queremos ser taxados por vocês. Isso não vai alterar fundamentalmente o nosso padrão de vida, tampouco prejudicar nossas crianças ou afetar as economias de nossas nações. Irá transformar a riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum”.

Trecho da carta dos 250 bilionários e milionários no Fórum Econômico Mundial de Davos.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS