Campeões do agronegócio: Estado do Pará – 10º lugar

Por Ademir Galiztki

O maior produtor de óleo de dendê do Brasil é o estado do Pará, responsável por quase 100% da produção nacional, com 2.847.010 toneladas, representando 98,57% do total. O Pará também se destaca na produção de cacau, com 56 mil toneladas, correspondendo a 48,45% da produção nacional, e açaí, com 1.388.117 toneladas, equivalente a 94% do total produzido no país. Além disso, o estado é um importante produtor de mandioca, com 4.054.010 toneladas (22,46%), e abacaxi, com 361 mil unidades (23,38%).

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), investe em ações de fomento para garantir o desenvolvimento sustentável, trabalhando para o fortalecimento das cadeias produtivas e acompanhando o crescimento do segmento. O estado é conhecido por atrações turísticas como a Estação das Docas, o Mangal das Garças, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o Parque Zoobotânico, Alter do Chão e suas belas praias, Monte Alegre com seu potencial arqueológico, e a Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial do mundo.

O Pará é um grande produtor de abacaxi, banana, melancia, caju, melão, limão, coco, manga, mandioca, castanha-do-Pará, palmito, látex, madeiras, pimenta-do-reino e açaí. Além do extrativismo vegetal, o extrativismo mineral é a principal atividade econômica do estado, destacando-se na exploração de bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro e estanho.

As cidades mais importantes do Pará são Parauapebas, Belém, Canaã dos Carajás, Marabá, Ananindeua e Santarém. O estado é reconhecido por seu rico artesanato e ritmos culturais como carimbó, siriá, guitarrada, retumbão, calypso e tecnobrega. Com uma população de 8.442.000 habitantes, o Pará possui um rebanho de 23.921.000 cabeças de gado e um PIB total de 216 bilhões de reais, sendo 28 bilhões provenientes do agronegócio, com uma renda per capita de 1.061,00 reais.

Este é o rico estado do Pará, encravado em uma das regiões mais lindas do Brasil, na região amazônica. Conselho do amigo @natureza.naveia: aconteça o que acontecer em sua vida, em tudo daí graça.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile