33 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Cade abre inquérito por suposto “cartel” de pesquisas eleitorais

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou, nesta quinta-feira, a abertura de inquérito contra os principais institutos de pesquisas eleitorais — Ipec, Datafolha e Ipespe — por “infração à ordem econômica tipificada”. No despacho, o Cade cita ausência de racionalidade frente aos resultados eleitorais, o que indica a possibilidade de “suposta conduta coordenada ou colusiva e também de efeitos unilaterais por parte dos institutos”. Na disputa do primeiro turno, as pesquisas acertaram que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, mas houve um “erro estatístico” sobre o percentual ao candidato à reeleição. O Datafolha, por exemplo, divulgado em 1º de outubro, na véspera do pleito, publicou que Lula teria 50% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro ficaria com 36%.

ENCONTRO COM PREFEITOS E VEREADORES

Bolsonaro: 'Vamos realizar os projetos que Minas precisa' - Politica -  Estado de Minas

Jair Bolsonaro prepara um encontro para agradar prefeitos e vereadores de São Paulo. A campanha do presidente deve organizar uma cerimônia com as lideranças políticas do estado no dia 21, na Portuguesa, na capital paulista. O bolsonarista Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de São Paulo, comparecerá ao evento. A ideia de Bolsonaro é usar o apoio dos políticos paulistas para fazer Lula perder votos no maior colégio eleitoral do país.

ORDEM DO TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiram veiculação de vídeo publicado pelo Brasil Paralelo, no Twitter, que prejudica o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em sessão nesta quinta-feira, por quatro votos a três, os magistrados determinaram a imediata remoção das publicações que fazem compilado de matérias jornalísticas com falas descontextualizadas. A multa em caso de descumprimento é de R$ 10 mil. Os membros da Corte Eleitoral votaram em representação ajuizada pela Coligação Brasil da Esperança em desfavor da Brasil Paralelo Entretenimento e Educação S/A.

FAKE NEWS

Alexandre prorroga pela quinta vez inquérito sobre milícias digitais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, aproveitou caso concreto julgado em sessão nesta quinta-feira para criticar o que ele chamou de “segunda geração” da desinformação. A ação discutida apura a veiculação de vídeo publicado pelo Brasil Paralelo, no Twitter, que prejudica o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por quatro votos a três, os ministros da Corte Eleitoral determinaram a imediata remoção das publicações que compilam matérias jornalísticas com falas descontextualizadas. “Nós estamos verificando, principalmente a partir do início da campanha eleitoral do segundo turno, duas novas modalidades de desinformação. Eu diria a desinformação em sua segunda geração”, apontou Moraes.

INVASÃO DO CAPITÓLIO 

O ex-presidente norte-americano Donald Trump terá de prestar esclarecimentos ao comitê bipartidário (republicanos e democratas) da Câmara dos Estados Unidos sobre a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A decisão unânime do colegiado ocorreu nesta quinta-feira. A intimação é uma das medidas mais “enfáticas” já feitas pelo comitê desde a sua formação, há 15 meses. Entretanto, os congressistas avaliaram que não poderiam encerrar os trabalhos sem falar com o ex-presidente.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Bolsonaro diz que, se for derrotado, passará a "faixa" e vai se "recolher"  - InfoMoney

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (13/10), que, se reeleito, trabalhará com o Congresso Nacional para reduzir a maioridade penal. No Brasil, a maioridade penal é de 18 anos, mas crianças podem ser responsabilizadas a partir dos 12, com internações em entidades como a Fundação Casa, em São Paulo. “O Congresso eleito atualmente foi muito mais para o centro-direita, então pautas como redução da maioridade penal, obviamente, caso eu seja reeleito, nós implementaremos. E, podemos dizer, sim, temos muitas chances de aprovar a redução da maioridade penal. Então, a molecada que rouba celular para tomar cervejinha, vai acabar essa mamata”, disse Bolsonaro.

APOIO NAS ELEIÇÕES NEGADO

O ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) negou à coluna, nesta quinta-feira, ter declarado voto no presidente Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições de 2022. Nas últimas horas, bolsonaristas passaram a propagar a informação de que Leite teria anunciado o apoio. Para isso, utilizam vídeo das eleições de 2018, quando, de fato, o tucano apoiou Bolsonaro no segundo turno. “Não é verdade. Minha posição continua a mesma: tratar da eleição estadual”, afirmou Leite, que disputa o segundo turno ao governo gaúcho este ano contra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL).

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS