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terça-feira, maio 14, 2024
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BR-163: Pioneiros da construção da rodovia Cuiabá/Santarém na década de 70  recebem honraria pelos serviços prestados

Os pioneiros que atuaram entre os anos 1970 a 1973 na construção da BR-163 receberam um certificado de honraria.

por Vanessa Alves e Jean Gusmão

O 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) realizou nesta sexta-feira (1º) uma cerimônia de entrega de honraria aos pioneiros da construção da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, no Pará. A rodovia, que foi inaugurada em 1976, é uma das mais importantes vias de transporte do Brasil e tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Norte e Centro-Oeste do país.

A cerimônia foi idealizada pelo Capitão Antônio Carlos Carvalho, pioneiro na construção entre os anos de 1970 a 1973, e pelo atual comandante do 9º BEC, Coronel Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos. A palestra de abertura foi ministrada por Otacílio Borges Canavarros, neto de Arthur Borges Campos, pioneiro na navegação fluvial entre Rosário Oeste e Santarém no século 19. 

Em seu discurso, Canavarros falou sobre o seu avô e a sua expedição. “Arthur Borges foi um idealizador, um batalhador, pela necessidade da construção de uma estrada que ligasse por terra, Cuiabá a Santarém. E após 80 anos de sua morte, o 9º BEC, esta instituição militar que construiu a Cuiabá-Santarém, presta uma homenagem a este grande nome do passado. Um visionário, um historiador, um grande homem”, frisa Arthur com muito orgulho de seu avô.  

Os pioneiros que atuaram entre os anos 1970 a 1976 na construção da BR-163 receberam um certificado de honraria. O documento foi entregue pelo comandante do 9º BEC, Coronel Vasconcellos. 

“Foi um momento muito emocionante, a gente juntar, reviver, trazer os que sobreviveram desse campanha, a gente sabe que precisa ressaltar os verdadeiros heróis do Brasil e a gente sabe que eles vibram muito, ficam muito emocionados, de voltarem para o batalhão e poder reviver um pouco a amizade e lembrar de toda a dificuldade que eles tiveram na época, de ter vencido esse desafio. Então, a gente que está hoje a frente do batalhão, esse é um grande exemplo para nós, um exemplo de perseverança, de abnegação, de dedicação, de amor à pátria, de entrega, e isso é o que estamos precisando valorizar nos dias de hoje”, frisou o comandante. 

Já o Capitão Carvalho, que atuou entre novembro de 1970 a 1973, à frente das obras, diz com orgulho sobre sua experiência em ter participado do início da construção da BR 163.

“A recompensa, o reconhecimento, realmente a gente fica emocionado, nós pioneiros, que fomos testemunhas o que era aquele tempo. Você imagina Cuiabá em 1970? Agora imagina o interior de Mato Grosso em 1970, não tinha nada, era um isolamento total. E em 2018, fizemos uma expedição pelo norte de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, o reconhecimento da população é muito emocionante”, concluiu. 

Para Mário Lemos de Almeida, que na época atuou na enfermaria entre os anos de 1971 a 1974, foram muitos desafios enfrentados e também muitos amigos que perderam a vida durante a construção da rodovia. 

“Algumas situações nós conseguimos contornar e outras não, perdemos alguns trabalhadores, mas quando se abraça uma missão dessa, nunca será só flores. Mas foi um legado muito gratificante e me alegro muito de ter participado desse legado.”

Todos os pioneiros contam que época, o maior medo e desafio era as doenças, principalmente a malária. Mário conta os maiores casos de doenças em que precisava de um tratamento maior e mais avançado para a malária, pois, na época, eles estavam na selva, em nada, onde nem avião tinha no Estado, os que machucavam era transportados em redes.

João Pedro Marques, hoje presidente do grupo RDM REDE DE MÍDIA BRASIL e Sócio fundador da Marques & Marques Advogados associados, empresas essas com sedes em Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo que opera no país inteiro, também faz parte desse grupo dos pioneiros que foram homenageados. João Pedro faz parte do grupo que vieram do Rio Grande do Sul, nos primeiros comboios, em fevereiro de 1971, oriundo do 3º BRV (Terceiro Batalhão Rodoviário). Ele nasceu em Vacaria (RS) e posteriormente fora transferido de sua sede para Carazinho (RS) onde construíram a BR 285, Vacaria-São Borja. 

Na época que de Caràzinho, o 3º BRV foi extinto e recriado com a mesma estrutura do pessoal, com o nome atual que é o 9º BEC. Ele conta que, como ex-cabo à época, servia ao Exército Brasileiro, tendo sido da 1ª.Turma que seguiu do Rio Grande do Sul direto para o Mato Grosso, na BR 163, Cuiabá-Santarém,  onde na época instalaram o 1º acampamento na Fazenda Mutum, hoje localizada a cidade de Nova Mutum, parte da linha de frente.

O jornalista, professor e historiador decano da imprensa mato-grossense Onofre Ribeiro, também teve sua participação reconhecimento nas homenagens aos pioneiros do 9 BEC. Onofre foi um dos profissionais da mídia que mais divulgou e acompanhou os trabalhos da construção da BR 163, Cuiabá- Santarém.

Após a cerimônia de honraria no 9º BEC, os pioneiros foram para um almoço de confraternização, na sede da Associação dos Sub-Tenentes e Sargentos da PMMT (ASSOADE), localizado no bairro São Gonçalo em Cuiabá. Uma peixada, na qual foi organizada pelo Capitão Carvalho e patrocinada pelo ex-cabo Hugo Koning e João Pedro Marques. 

Ex-cabo Koning era o operador de rádio do batalhão na sede em Cuiabá, onde fazia a comunicação entre as companhias de engenharia na linha de frente e a sede do batalhão na capital de Mato Grosso, e também com outras unidades do exército ou da sociedade civil organizada. Hugo Koning hoje é um próspero produtor rural em Mato Grosso. 

Veja reportagem de Jean Gusmão:

A importância da BR-163

A BR-163 é uma rodovia federal que liga Cuiabá, em Mato Grosso, a Santarém, no Pará. A rodovia tem extensão de 2.680 quilômetros e é considerada uma das mais importantes vias de transporte do Brasil.

A BR-163 tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Norte e Centro-Oeste do país. A rodovia possibilita o escoamento da produção agrícola e industrial da região, bem como a atração de investimentos e a geração de empregos.

A rodovia também é importante para o transporte de passageiros. A BR-163 é a principal via de acesso a importantes destinos turísticos do Norte e Centro-Oeste do Brasil, como a Amazônia e o Pantanal.

A construção da BR-163 foi um desafio logístico e técnico. A rodovia foi construída em meio à floresta amazônica e a grandes rios, como o Tapajós e o Xingu. A construção da rodovia exigiu a mobilização de milhares de trabalhadores e a utilização de equipamentos pesados.

A BR-163 foi inaugurada em 20 de outubro 1976. A rodovia foi um marco no desenvolvimento do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Veja fotos: 

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