34 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img

Botelho busca apoio da Sesp-MT para ampliar segurança dos motoristas de Apps

Jean Gusmão

Após reunião, na manhã desta quinta-feira (18), na Secretaria de Segurança Pública (SESP), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que o Estado irá analisar a implantação do projeto do Botão do Pânico nos veículos de transporte por aplicativo.

A proposta do Botão do Pânico para os motoristas por aplicativo entrou em destaque depois do assassinato de três trabalhadores, neste final de semana, na grande Cuiabá. As mortes chocaram todo estado de Mato Grosso e deixou os motoristas com medo de trabalhar.

A reunião aconteceu na sede da SESP, com o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Tinoco, que representou o secretário César Augusto de Camargo Roveri e representantes do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Cuiabá

Botelho destacou a necessidade de análise por parte da SESP para avaliar como será a participação do estado de Mato Grosso nesse projeto. Ele ressaltou que existem propostas de dois deputados estaduais e do governador voltadas para os motoristas de aplicativo.

“A Secretaria vai estudar o projeto, como vai funcionar e se o estado tem capacidade para realizar tudo sozinho. A proposta será analisada rapidamente e nós vamos discutir a finalização disso com o governador. Possivelmente, talvez ele apresente um projeto, já que existem vários projetos na Assembleia, do deputado Wilson, Elizeu e o meu. Mas se o governo decidir fazer, ele envia um projeto para a Assemblai e passa a valer acima de tudo”, pontua.

O parlamentar acrescenta que o estudo do projeto é necessário para definir de quem será a responsabilidade financeira para a implantação do Botão do Pânico nos veículos por aplicativos.

Para o secretário-adjunto Tinoco, a atividade dos motoristas por aplicativos é essencial em qualquer Estado. Destacou a importância de trabalhar mais próximo da categoria para que pontuem os gargalos e, estes, possam ser resolvidos. Também mencionou que o governo está reforçando o efetivo policial no interior, aliviando a Capital.

A presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho, disse que a categoria está apavorada, porém confiante na força-tarefa com objetivo de criar mecanismos que ofereçam mais segurança aos motoristas e clientes de transporte por aplicativo. “A gente acredita, confia e vai continuar cobrando ações imediatas. Comentamos sobre o projeto Sentinela, que era um cadastro de motoristas na PM. Mas posso garantir que todos nós estamos apavorados”, admite Menacho.

Ineficácia 

Questionado sobre o Botão do Pânico não atender às mulheres vítimas de violência doméstica, Eduardo Botelho disse não ter debatido o assunto na reunião com o secretário adjunto da SESP, Fernando Tinoco. “Desculpe, realmente não lembrei de tocar esse assunto lá (Reunião).” Finaliza Botelho

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS