34 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img

Bolsonaro volta a despachar do Planalto após 20 dias de reclusão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a despachar do Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira. É a primeira vez, em 20 dias, que o atual mandatário do país deixa o Alvorada para trabalhar na sede da Presidência da República. A última vez que Bolsonaro havia comparecido ao Palácio do Planalto foi em 3 de outubro, quando cumprimentou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). O compromisso não foi divulgado oficialmente. Segundo os registros oficiais da Presidência, 31 de outubro, um dia após ser derrotado nas urnas, foi a última data em que o atual presidente despachou no local. A ida ao Planalto dá fim a uma reclusão de quase quatro semanas de Bolsonaro, desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para ser 39º presidente da República. Com a vitória do petista, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a tentar a reeleição e fracassar.

PEC DA TRANSIÇÃO

O coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anuncia mais nomes pra transição do novo governo. Em detalhe, sua pasta com o brasão da República - Metrópoles

As negociações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição seguem sem a definição de um texto oficial. Na terça-feira, a equipe escalada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se com deputados e senadores para tentar chegar a um acordo. O grupo também espera o desembarque de Lula em Brasília para dar continuidade às tratativas com líderes e bancadas. O futuro chefe do Executivo chegaria na capital federal na noite de terça, mas teve a viagem adiada após passar por um procedimento médico. Há críticas sobre o período de vigência da PEC. No entanto, parlamentares do PP afirmaram ao Metrópoles que as siglas de Centro deverão negociar com o PT para que o valor do texto seja circunscrito no Bolsa Família, sem outras excepcionalidades.

BUSCAS NA CLDF

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Alta Conexão, para desarticular suposta organização criminosa suspeita de desviar dinheiro público a partir de emendas parlamentares. Com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), as equipes promovem busca e apreensão na Câmara Legislativa (CLDF). A Justiça expediu 20 mandados – 17 na capital federal, dois em Goiânia, e um em Sergipe. Os alvos são pessoas físicas e jurídicas, além de servidores públicos do DF.

SISTEMA DE BANCO BURLADO

Polícia Federal faz operação na cidade do automóvel. Na foto, viatura da PF na frente da loja Revel Multimarcas.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Injection, para coibir crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Até o momento, a força-tarefa identificou quase R$ 1 milhão em fraude no processo de financiamento de veículos. Vinte e seis policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, bem como três de prisão temporária, em Brasília e Anápolis (GO). A investigação ocorre em cooperação com o Setor de Inteligência do Banco Santander e identificou que alguns lojistas da Cidade do Automóvel, no Distrito Federal, submetiam propostas de financiamento no sistema da instituição financeira de maneira indevida.

DIRETOR AFASTADO POR ASSÉDIO

Uma prestadora de serviço do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) denunciou o diretor administrativo da unidade de saúde, identificado como Alcione Pimentel Barros, 46 anos, de tê-la assediado sexualmente. O caso, registrado no fim de outubro deste ano, é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento a Mulher II. Ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde do DF informou que, em função das denúncias, Alcione será afastado do cargo e a exoneração dele será publicada em breve no Diário Oficial do Distrito Federal. À polícia, a vítima declarou que procurou Alcione para pedir ajuda ao avô dela, diagnosticado com insuficiência cardíaca e necessitando de atendimento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O acusado, então, segundo a mulher, teria dito para ela conseguir uma solicitação médica para que o idoso fosse encaminhado ao HRC. A partir disso, os flertes do homem teriam começado, conforme relatos da moça.

PRÓPRIO ADVERSÁRIO

Zema descarta apoiar Lula e abre as portas para Bolsonaro: 'conversas muito  boas' - CartaCapital

O governador reeleito de Minas Gerais e coordenador da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no Estado, Romeu Zema (Novo), diz que o presidente foi “seu próprio adversário” nas eleições deste ano. O chefe do Executivo mineiro afirmou em entrevista ao Poder360 que a gestão Bolsonaro apresentou “bons números“, mas eles foram abafados pelos posicionamentos e falas do presidente da República “não muito felizes“. Zema citou como exemplos positivos do governo os lucros das estatais, a queda em índices de violência e a criação de empregos.

MÁSCARA EM AEROPORTOS E AVIÕES

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na noite de terça-feira a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de aviões e em aeroportos do Brasil. A medida entra em vigor na sexta-feira. Desde agosto, o uso da máscara era somente uma recomendação. “O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, disse Alex Campos, diretor da agência. “Diante dos dados epidemiológicos atuais, que indicam aumento no número de casos de covid-19 na população brasileira, a Diretoria Colegiada entendeu ser necessária a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves, de modo a conter a disseminação da doença na população que utiliza esses ambientes seja para trabalho ou para locomoção”, disse a agência.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS