34 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img

Bolsonaro se reúne com Forças Armadas após Moraes rejeitar ação do PL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu os comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira. O encontro ocorre 24h após Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitar a ação do PL que contesta o resultado das eleições. Os comandantes do Exército, Marco Freire Gomes; da Marinha, Almir Garnier; e da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista, estavam presentes no encontro. Além desses nomes, o ex-ministro da Defesa e candidato a vice no pleito deste ano, general Walter Braga Netto, participou da reunião. Bolsonaro deverá participar de um evento na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no próximo sábado (26), em Resende, no Rio de Janeiro. Porém, na agenda do presidente da República consta uma reunião com o subchefe de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, Renato França, no Palácio do Planalto.

CPI DO ABUSO DE AUTORIDADE

Deputado Federal Marcel van Hattem - Portal da Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo – RS) anunciou, nesta quinta-feira, que 181 parlamentares assinaram requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, na Câmara dos Deputados. Com as assinaturas, o grupo já pode formalizar o requerimento à Mesa Diretora da Casa — já que o número de signatários necessários para apresentação é 171. De acordo com Van Hattem, o documento será protocolado ainda nesta tarde. Os parlamentares querem investigar ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consideradas por esses congressistas como abusivas, além da suposta prática de “censura”.

ACAMPAMENTO NO SMU

Nem a chuva nem a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol intimidaram os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que acampam em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. No Setor Militar Urbano (SMU) desde 1º de novembro, dia seguinte às eleições presidenciais, a movimentação desta quinta-feira foi intensa. Com guarda-chuvas, bandeiras e camisas do Brasil – mas nenhuma televisão ligada no duelo esportivo – o grupo ignorou a Copa, focado nos protestos antidemocráticos que vem protagonizando. A fim de engrossar o movimento, os organizadores fizeram uma convocação nacional com o slogan “venham torcer pelo seu país em todos os quartéis do Brasil”, para que os apoiadores estivessem presentes nesta quinta, na hora do jogo.

NÃO IRÁ CONTESTAR

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fala ao telefone após de imprensa eleições 2022 - Metrópoles

O Partido Progressistas (PP) e o Republicanos anunciaram não concordar com a ação do PL, de Valdemar Costa Neto (imagem em destaque), que pede a anulação de votos de determinadas urnas no segundo turno da eleição presidencial. A medida das duas siglas mostra um racha na base dos partidos que apoiaram a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). As três legendas formaram a coligação para a campanha do atual presidente. O PL alega que a eleição não foi vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas, sim, por Bolsonaro. O presidente interino do PP, deputado Cláudio Cajado (BA), também demonstrou contrariedade às investidas do PL contra as urnas. “Não fui consultado, e eles falavam em nome do PL, e não em nome da coligação”, declarou.

ATAQUES A GERALDO ALCKMIN

Policiais federais responsáveis pela segurança do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) prenderam dois homens que o ofenderam na recepção do hotel onde ele está hospedado, em Brasília, na noite de quarta-feira. Alckmin conversava com um grupo de pessoas quando um homem se aproximou e começou a xingá-lo. O agressor também ofendeu os agentes da PF que faziam a segurança do vice-presidente eleito. Depois, um outro homem se juntou a ele e passou a atacar os policiais. A dupla foi detida por desacato à autoridade. Eles assinaram um termo circunstanciado e foram liberados em seguida.

OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARA

Movimentação avenida Paulista em SP. Prefeitura de SP volta a recomendar uso de máscara em locais fechados

O governo e a prefeitura de São Paulo tornaram obrigatório novamente o uso de máscara no transporte público. A regra começa a valer a partir de sábado (26/11). A decisão segue a recomendação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19. “O governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios do Estado e reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus”, afirmou o estado em nota. De acordo com o conselho gestor, foi registrado um aumento “expressivo” de casos de Covid. Também houve uma alta na taxa de hospitalizações causadas pela doença: a média diária passou de 400 novas internações.

MINISTÉRIO DA FAZENDA

O nome do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) é o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Poder360 apurou que o petista tem sinalizado para a equipe de transição disposição para trabalhar com o ex-presidente do Banco Central Persio Arida. A ideia é formar uma espécie de “dobradinha” à frente da Economia, com Haddad na Fazenda e Arida no Ministério do Planejamento. André Esteves, dono do BTG, disse a integrantes da transição na última quarta-feira, que “metade” do Faria Lima já estaria pacificada caso o ex-prefeito de São Paulo seja o indicado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS