26 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

Bolsonaro confirma lançamento de pré-candidatura à reeleição no próximo dia 26 em Brasília

Sem definir o nome do vice da chapa pela reeleição, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) confirmou, nesta quarta-feira (16), que vai lançar sua pré-candidatura no próximo sábado, (26.03) em Brasília (DF), “Pretendo lançar a pré-candidatura na capital do país. O vice, a gente vai esperar um pouco mais, porque tem muita gente querendo, o que é natural”, afirmou Bolsonaro.Em entrevista Bolsonaro ainda disse que o vice será alguém “à altura de representar o presidente”, numa indireta ao atual vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), que em mais de uma oportunidade se posicionou de forma contrária a Bolsonaro em assuntos sensíveis da política nacional.Braga Netto é hoje o mais cotado para ser candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro à reeleição.

ANÁLISE DE MOURÃO

Mourão nega aval a Lula e diz que retorno do PT 'trará retrocessos' -  Jornal de Brasília
Por sua vez, o vice-presidente Hamilton Mourão muito questionado sobre a escolha do general como o vice e quem será o substituto na Defesa, disse que está por fora do assunto e que acompanha as informações pela imprensa e redes sociais.“Não estou a par desse assunto, só acompanho aquilo que vem sendo publicado e, óbvio, outras coisas que correm aí pelas redes sociais. Então, uma vez que vá ser efetivada a candidatura a vice-presidente do ministro Braga Netto, acredito que o presidente está articulando essa substituição no Ministério da Defesa”, afirmou.

NOVA RODADA
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança nas intenções de voto para a disputa pela Presidência da República no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, Lula aparece com 44% em um dos cenários testados. O presidente Jair Bolsonaro permanece na segunda colocação, com 26% das intenções de voto, três pontos porcentuais a mais do que na última sondagem – Lula tinha 45% no levantamento anterior. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados no terceiro lugar, ambos com 7%.

DEU NA MÍDIA

TSE anuncia novo limite de pagamento de tribunais eleitorais
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convidou o STF e a PGR a participarem de um tuitaço nesta quarta-feira (16/3) para estimular a filiação de jovens eleitores nas eleições de 2022. A campanha #RolêdasEleições também foi compartilhada pelos maiores times de futebol do país.

DEFESA DE FACHIN
“Essa parcela do eleitorado pode definir os rumos que o país vai tomar”, escreveu Fachin ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo, e a Augusto Aras, procurador-geral da República, na semana passada. “A parceria é fundamental”, completou. Os dois órgãos atenderam à solicitação e fizeram publicações no Twitter sobre a campanha da Justiça Eleitoral.

REAÇÃO DE MINISTROS

Governo Bolsonaro tem cerca de 130 militares em cargos de | Política
A coluna foi informada de que os ministros mais próximos a Bolsonaro, especialmente os da ala militar, não gostaram da reação do presidente da Petrobras, Joaquim da Silva e Luna, e do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, às declarações de Bolsonaro sobre alta de preço dos combustíveis. Vários desses ministros, especialmente o general Braga Netto, têm repetido em conversas com aliados que Silva e Luna não cumpriu a missão para a qual foi convocado e não deveria estar respondendo a presidente publicamente.

TIROS NA RECEITA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) atirou no estande de tiros da Receita Federal em Brasília, durante visita na tarde dessa terça-feira (15/3). O gesto foi recebido por parte da categoria dos auditores fiscais como um avanço na mudança da relação do presidente com a instituição. No passado, o chefe do Executivo declarou ser perseguido pelo órgão em algumas situações.O presidente disse ontem, na visita, estar ciente da pauta dos auditores fiscais e que busca fazer o seu melhor, numa referência velada à situação da regulamentação do Programa de Produtividade da Receita Federal e do corte do orçamento no órgão.

FIM DA PANDEMIA

Marcelo Queiroga é nomeado ministro da Saúde | Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai decretar o “fim da pandemia” por meio de uma portaria no início do mês que vem,confirmou Bolsonaro. Já revelado por Queiroga, o plano do governo é reduzir o status da covid-19 no Brasil de pandemia para endemia, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) não tenha decidido nada nesse sentido.“Devemos, a partir do início do mês, com decisão do ministro da Saúde, colocar o fim da pandemia”, disse “Não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus, praticamente acabou. Parece que acabamos a situação da pandemia”, acrescentou.

ECONOMIA
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 1,18% em março deste ano. A taxa é inferior às observadas em fevereiro deste ano (1,98%) e em março de 2021 (2,99%). Com o resultado, o IGP-10 acumula taxas de 5,02% no ano e de 14,63% em 12 meses.A queda do IGP-10 de fevereiro para março foi puxada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).O IPA, que mede o atacado, recuou de 2,51% em fevereiro para 1,44% em março. Já a inflação do INCC caiu de 0,61% em fevereiro para 0,34% em março.Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, teve alta na taxa de inflação, ao passar de 0,39% para 0,47% no período.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS