18 C
Cuiabá
domingo, maio 19, 2024
spot_img

Bancada unida em veto a decreto sobre armas; Abílio ‘causando’ de novo; e Jayme pede esclarecimento sobre TI

Por João Pedro Marques, com Vanessa Alves (Cuiabá) e João Negrão (Brasília)

Unidos contra decreto que restringe

A bancada federal de Mato Grosso pretende se unir em votação para derrubar trecho do decreto do presidente Lula (PT) que restringe o acesso a armas no Brasil. Os parlamentares querem tornar o acesso a armas de 9 mm novamente permitido. No governo Bolsonaro, essas armas foram permitidas e podiam ser liberadas para CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) e para defesa pessoal. Já no decreto do presidente Lula, esse acesso será restrito, caso seja aprovado.

Abílio diz que sua missão é ‘atrapalhar’

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Muito criticado e sempre causando polêmica e tumulto por onde passa, o deputado federal Abílio Brunini (PL) disse que sua missão é atrapalhar os colegas na Câmara dos Deputados. O parlamentar tem se comparado ao falecido Enéas Carneiro (Prona) e ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Para ele, mesmo sendo muito criticado e ridicularizado, tem sido muito votado nas eleições, se comparado a Bolsonaro, que mesmo criticado, chegou à presidência. Segundo Abílio, sua atuação têm o único objetivo que é desestabilizar a situação.

Jayme quer esclarecimentos sobre TI

A desmarcação da Terras Indígenas (TI) Kapôt Nhinore foi um dos assuntos mais discutidos na bancada federal essa semana, e agora, o senador Jayme Campos (União Brasil), que também é produtor rural, pretende se reunir com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para esclarecimento sobre a autorização dos estudos. O estudo é para possível demarcação de terra localizada na região de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso e São Félix do Araguaia , no Pará. O local delimitado com 362 mil hectares abriga a aldeia onde o cacique Raoni nasceu. Caso seja aprovada, irá desapropriar 201 fazendas que fazem divisa com a TI.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS