Aras diz que PGR pode ‘avançar’ na investigação contra políticos

Em rede nacional, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que o relatório da CPI da Covid poderá “avançar” na apuração sobre autoridades com foro privilegiado. A mensagem foi publicada após Aras ter recebido na sede da PGR em Brasília um grupo de senadores da CPI. O documento pede 80 indiciamentos e atribui ao presidente Jair Bolsonaro nove crimes durante a pandemia. “Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais, autoridades afastadas e muitas investigações em andamento e agora, com essas novas informações poderemos avançar na apuração em relação a autoridades com prerrogativa do foro nos tribunais superiores”, disse Aras  em comunicado divulgado pela PGRO presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foram pessoalmente entregar o documento. Segundo a PGR, Aziz fez um breve relato do trabalho, lembrou o número de mortos em decorrência da pandemia e destacou a resistência do governo federal na compra de vacinas como um dos fatos mais graves apurados pela CPI.

BILHÕES PARA FERROVIAS

Recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, o marco legal das ferrovias deve gerar 100 bilhões de reais em investimentos privados nos próximos anos, além da implementação de mais de 7 mil quilômetros de trilhos, garantiu  o ministro Tarcísio de Freitas, da infraestrutura. “Há uma demanda latente por autorizações ferroviárias”, disse o ministro nesta quarta, 27, durante painel do AgroForum, evento do BTG Pactual que reúne empresas, agentes governamentais e especialistas para debater temas como inovação, empreendedorismo e tendências do agronegócio. “O efeito (da aprovação da medida) superou muito as expectativas. Recebemos 23 pedidos de autorização, e esperávamos inicialmente seis ou sete. A ideia é que ramais menores, que ligam, por exemplo, portos regionais a locais de produção, possam sair mais rapidamente do papel. “Por que não estamos levando grãos do Mato Grosso para o oeste de Santa Catarina, que tem uma forte indústria de proteína animal? Faltava facilitar a construção de short lines”, afirmou Tarcísio.

SEMPRE AMIGOS

Repercussão internacional. Após  o resultado final da CPI da Covid, confirmando o pedido de indiciamento  do presidente Jair Bolsonaro, o  ex-presidente dos EUA Donald Trump divulgou um comunicado manifestando apoio ao brasileiro . No comunicado, que foi inicialmente divulgado por e-mail e compartilhado no Twitter por redes conservadoras como a RSBNetwork, o republicano faz diversos elogios a Bolsonaro e afirma que o presidente “nunca decepcionará as pessoas no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro e eu nos tornamos grandes amigos nos últimos anos. Ele luta muito e ama o povo do Brasil – assim como eu faço pelo povo dos Estados Unidos. O Brasil tem sorte de ter um homem como Jair Bolsonaro trabalhando para eles. Ele é um grande presidente e nunca decepcionará o povo de seu grande país!”, destacou.

DOR DE CABEÇA

E falando em Bolsonaro, ele voltou a comentar que considera privatizar a Petrobras e afirmou que a estatal serve para lhe dar “dor de cabeça” e para prestar serviço aos seus acionistas. Em entrevista à Jovem Pan News, o presidente disse que, ao contrário do que ocorre normalmente no investimento em ações, quando o investidor pode ganhar ou perder, no caso da Petrobras, de acordo com a avaliação de Bolsonaro, os acionistas sempre ganham. “Alguns acham que a culpa é minha, alguns acham que eu posso interferir na Petrobras. Eu vou responder processo, o presidente da Petrobras vai acabar sendo preso. É uma estatal que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir pra uma maneira de quebrarmos mais monopólio, até botar no radar da privatização”, disse.

BASTIDORES

O ruído político é forte em Brasília no sentido  de que o atual presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG), que oficializou sua filiação ao PSD de Gilberto Kassab, tem tudo para ser o vice na chapa de Lula. Em um discurso breve, Pacheco disse que espera contribuir para que o país “recupere sua autoestima”. Da minha parte, eu quero contribuir para que o Brasil recupere a sua autoestima e a sua paz, que voltemos a sorrir, ter esperança e felicidade para ser o país que queremos e merecemos”, disse ele, em seu discurso. Minutos antes, ele havia sido apresentado por Gilberto Kassab como o “candidato à presidência do PSD”. Ele também reafirmou seu compromisso com a política baseada no diálogo e na moderação. Pacheco afirmou que, enquanto presidente do Senado, pretende manter conversas com os atores políticos, inclusive com o Palácio do Planalto.

DEU NA MÍDIA

Elogiada até pela oposição e incentivada pela bancada ruralista – a maior do Congresso Nacional – a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM/foto) conversa com partidos que podem viabilizar sua vaga de vice de Jair Bolsonaro na disputa à reeleição em 2022. No União Brasil, oriundo da fusão do PSL com o DEM, a ministra não fica. Pode até ser uma chapa “puro sangue”, já que, além de Tereza Cristina, o presidente também alinha uma possível filiação ao Progressistas. Entusiastas da indicação de Tereza como vice defendem a habilidade dela para gerenciar crises, como a mais recente da carne bovina. E o bom trânsito no poderoso e bilionário setor do agronegócio. O plano B da ministra é concorrer a uma vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul.Tereza Cristina enviou carta à Administração Geral das Alfândegas da China colocando-se à disposição para tratar pessoalmente da demora na retomada das importações pelo país asiático.

ECONOMIA

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu em 22 dos 30 setores industriais consultados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em outubro. Apesar disso, o indicador de todos os setores segue acima dos 50 pontos, em uma sinalização de que os empresários de todos os setores se mostram confiantes. O índice varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte em 50, o que divide a confiança da falta de confiança .Os setores com as maiores quedas de confiança em outubro foram: Outros equipamentos de transporte (o ICEI do setor passou de 58,1 para 53,9 pontos entre setembro e outubro); Celulose, papel e produtos de papel (caiu de 58,4 para 55,5 pontos); e Serviços especializados para construção (queda de 56,8 para 54,2 pontos no mesmo período).Os setores com os avanços mais significativos de confiança foram: Couro e artefatos de couro (subiu de 56,1 em setembro para 60,7 pontos em outubro); Impressão e reprodução de gravações (passou de 55,1 para 57,1 pontos entre um mês) e outro; e Móveis (acréscimo de 1,9 ponto na confiança). O índice saiu 54,7 pontos para 56,6 pontos.

INFORME AGRO

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, negou a informação de que a China tenha liberado um lote de carne bovina no Porto de Shanghai. Em entrevista concedida ao canal CNN, a ministra destacou que a liberação está sendo discutida com o governo chinês e que as tratativas estão em fase final. “Temos contêineres chegando na China, mas ainda não houve liberação de nenhuma carga no Porto de Shanghai. A nossa embaixada em Pequim está trabalhando de maneira intensa para que seja resolvido o mais rápido possível”, destacou. A ministra ainda reforça que a relação comercial da China com o Brasil  tem um protocolo específico que suspende os embarques imediatamente após a confirmação de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença da vaca louca. “Nós estamos realizando reuniões com a parte técnica do ministério para esclarecer aos compradores chineses que não há risco em outros lotes de carne”, informou.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile